Na Hora H

OVER ANTECIPOU TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM

Neste fim de semana, milhares de estudantes de todo o país participaram da edição especial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após ter antecipado o tema da redação do Enem realizado em novembro deste ano, a equipe do Over Colégio e Curso acertou novamente. Essa é a sexta vez consecutiva que o colégio antecipa o tema, façanha essa que se reflete nos resultados alcançados por seus alunos. No ano passado, as únicas notas mil na redação feita por alunos em Natal foram de estudantes da instituição.

Na edição adiada do Enem, os alunos precisaram dissertar sobre os caminhos para combater o racismo no Brasil. O tema foi aplicado em simulado da escola, Vestibulinho, na prova de recuperação e nas aulas do cursinho, sendo apontado inclusive como principal aposta do Over em postagens realizadas em suas redes sociais um dia antes da prova.

Mário Victor, professor de redação da escola, elogiou a escolha do tema. “Achei um tema muito bom, tema relativamente fácil de escrever em comparação com o anterior sobre intolerância religiosa que é mais complexo, principalmente para os alunos que já tinham tido a possibilidade de treiná-lo antes do Enem. A melhor situação de concurso é quando cai um tema que o aluno já dissertou antes, porque aí ele já teve a chance de errar e receber as orientações do professor. O nosso aluno trabalhou esse tema no mínimo três vezes na escola. Dessa forma, seu texto foi aprimorado ao longo do processo. A tendência é que eles consigam notas altas nesse Enem”.

A impressionante façanha é fruto de uma contínua análise e monitoramento de tendências. Para Carlos André, professor e diretor do Over, o grande diferencial é estar sempre atento às novidades, sobretudo em relação ao que acontece no país e no mundo. Mas ele garante que este não é um trabalho de um homem só, mas sim um resultado alcançado pelo constante diálogo e troca de ideias com profissionais da área em outros estados.

“A gente, como sempre, mantém um intercâmbio de informações com outros estados. Há cinco grupos a nível de Brasil que têm excelente histórico de antecipar tendências. As equipes internas discutem e nesse intercâmbio vai se chegando aos poucos ao tema mais provável. Antes da prova já tinha virado um consenso que racismo era um tema de grande probabilidade”.

Para Jason, professor de redação da escola, é de fundamental importância esse espaço que o Enem tem dado em suas provas para temáticas sociais. “O slogan do Enem é um ensaio para vida. Não só na redação, mas em todas as provas ele deve tocar a vida das pessoas. Essa é uma prova com grande poder de fazer o aluno refletir sobre o mundo à sua volta. O Enem é uma ferramenta de evolução educacional e das pessoas. E, por isso, sempre vai buscar esse tipo de debate, fazendo com que os alunos saiam da prova seres humanos melhores do que quando entraram”.

No Rio Grande do Norte, a edição adiada do Enem foi realizada em quatro cidades do estado: Natal, Macau, Pau dos Ferros e Caicó. Além da redação, os estudantes resolveram questões de ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, matemática e ciências da natureza.

To Top