Na Hora H

FRAGATA “INDEPENDÊNCIA” DESATRACOU DO PORTO DE NATAL COM DESTINO AO LÍBANO

A Fragata “Independência” atracou em Natal na última sexta-feira (2) e desatracou no final do dia desta segunda-feira (5). A escala na capital potiguar está no cronograma da Operação Líbano XIII, que ocorre de março a setembro em território libanês.

O Navio desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro no último domingo (28) para capitanear a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), que tem como missão impedir a entrada, em território libanês, de armas ilegais e contrabandos, além de prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano, no que se refere ao treinamento de seu pessoal, a fim de torná-la capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

A Fragata “Independência” é a quinta de uma série de seis fragatas da classe Niterói, ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

A embarcação possui 129,2 metros de comprimento, 13,5 metros de boca, alcança um deslocamento máximo de 3.800 toneladas e tem 5,9 metros de calado.

 

Foto: Canindé Soares

To Top