Entrelinhas

CARNAVAL NA MATA

No próximo final de tarde de domingo de Carnaval, o Anfiteatro Pau-brasil vai se transformar num grande salão de festa onde o Frevo do Xico, orquestra agraciada com o Prêmio Dosinho 2017 e sob a batuta do maestro Chico Bethoven vai fazer até os micos, tocandiras e aranhas cairem na folia.

Bacharel e licenciado em Música pela UFRN, Chico Bethoven atua profissionalmente desde 1985, com passagens pela Banda Cidade Negra, Beto Barbosa, Eliane, dentre outros, participando de shows e gravações.

Agora em 2018, comemora 33 anos ininterruptos tocando no Carnaval, pesquisando, aprimorando o repertório, como também assinando produções e arranjos em discos antológicos do gênero como é o caso dos CDs “Encontro Magnético”, “Festa Nativa” e “Botando o Bloco na Rua” de Lane Cardoso, neste, assinando também composições como “Os Cão” e “Sou Mais Que Uma Mulher”, esta última, em parceria com Pedro Mendes e Jubileu Filho. Em 2014 lançou um CD e DVD, comemorativo pelos 30 anos de carreira, onde registou três frevos de composição do maestro curraisnovense Chico Caçote.

Recentemente, o Frevo do Xico lançou o seu primeiro álbum, que representa um marco histórico-cultural do estado, uma vez que é o primeiro registro fonográfico formalizado de músicas carnavalescas inteiramente potiguares, com composições do próprio Bethoven com os parceiros Pedro Mendes, Neemias Lopes e Gilberto Cabral.

A orquestra, formada por 19 músicos, apresenta um repertório que, além das músicas inseridas no disco, conta a história do carnaval potiguar, com obras de compositores como Carlos Santa Rosa, Dozinho, Pedro Mendes, Babal e Chico Caçote. A orquestra já foi responsável pela folia dos maiores blocos de Natal, como “Se Parar Eu Caio”, “Banda da Praia”, “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”, “Baiacu na Vara”, “As Guerreiras”, “Banda do Siri”, “Os Cão”, “Grandes Carnavais” e outros.

O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, CEI Romualdo Galvão, e Intercity Hotels, além do apoio do Governo do Estado através do Idema que cede o espaço onde acontece o evento.

To Top