Na Hora H

CARNAVAL NO MUNDO – PARTE 2

Nice, França

Datas: Duas semanas, com o último dia de Mardi Gras (terça-feira gorda de Carnaval).
O Carnaval de Nice, no sul da França é um dos três maiores eventos Carnavalescos do mundo, atrás apenas do Carnaval do Rio de Janeiro e o Carnaval de Veneza. Os primeiros registros de Carnaval de Nice são de 1294 em Provença.
Comparável em grandeza com o Carnaval de Veneza, o Carnaval de Nice é o principal evento de inverno na Riviera Francesa e um dos maiores carnavais do mundo.

Na época do Carnaval, Nice se transforma em festa, com desfiles, procissões de flores, carros alegóricos, fogueira e fogos de artifício no encerramento. Desde 1950, a cada ano é escolhido um tema para o Carnaval e os grupos carnavalescos desfilam pela rua principal. Grandes desfiles acontecem tanto de dia como a noite, e a cidade fica em festa por um período de duas semanas, atraindo mais de um milhão de visitantes a cada ano.

Basileia, Suíça

Datas: começa na segunda-feira depois da Quarta-feirade Cinzas precisamente às 04:00 e termina na manhã de quinta-feira às 04:00, durando exatamente 72 horas.

O Carnaval da Basileia, na Suíça tem uma história de mais de 150 anos, é o maior Carnaval da Suíça e acontece anualmente entre fevereiro e março. O Morgestraich marca o início do Carnaval, todas as luzes da cidade velha de Basileia são desligadas e a única luz que permanece são das lanternas, quando o desfile começa.

No desfile com carros alegóricos, foliões jogam doces e lembranças para a multidão.
A festa começa com a procissão, na manhã de segunda-feira às 04:00 e termina às 04:00 de quinta-feira. Mais de 200 lanternas iluminadas são pintadas com ilustrações e desfilam pelas ruas, acompanhado por percussionistas. Segundo alguns historiadores locais, o arremesso de confete é uma tradição típica de Basileia, que mais tarde se espalhou para o resto do mundo.Turistas de todas as partes do mundo, e principalmente da Alemanha e da Áustria, vão até a Basileia para celebrar o Carnaval.

Berlim, Alemanha

Datas: Maio, durante quatro dias

O Carnaval das Culturas, em Berlim, na Alemanha começou em 1996 e tornou-se o evento mais popular da cidade. Celebrado na primavera, este evento anual atrai mais de 3 milhões de alemães e 500.000 visitantes estrangeiros.

O Carnaval é realizado todos os anos para celebrar a diversidade de culturas dentro da cidade. Alimentos exclusivos e cozinhas internacionais, o Carnaval oferece desfiles que mostram a cultura de mais de 80 países da Ásia, África, Europa e América Latina.

Barranquilla, Colômbia

Datas: quatro dias antes da Quarta-Feira de Cinzas.

O Carnaval de Barranquilla é o grande evento na Colômbia com a tradição que remonta ao século 19.

Desde 2003 o Carnaval de Barranquilla é Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Anualmente, milhares de turistas vão até está ilha do Caribe para ver o festival que é uma fusão de tradições da África, Europa e Índia. O Carnaval começa quatro dias antes da Quarta-Feira de Cinzas e atinge o seu clímax no próximo sábado durante a Batalha de las Flores. No dia seguinte acontece um grande desfile, chamado Desfile de la Gran Parada com muitos estilos de músicas colombiana.

A Batalha das Flores acontece desde 1903, num desfile de carruagens, presidido pela carruagem da Rainha que dança e joga flores aos espectadores, acompanhada por uma grande corte de príncipes e princesas.

Joselito é o personagem mais representativo do Carnaval de Barranquilla, símbolo da alegria e festa, que morre depois de quatro dias de uma intensa festa. Seu corpo é chorado e sepultado pelas viúvas alegres que compartilharam seus dias de festa. O enterro de Joselito Carnaval é uma simbólica despedida “à carne”, com o Enterro de Joselito, se finalizam as festas.

Valeta, Malta

Datas: As festas começam as sexta às 18h e terminam na terça de Carnaval.

Valeta, capital de Malta também tem sua festa de Carnaval, um costume que começou há quase 450 anos, com a vitória dos malteses contra os turcos de 1565, com um baile. No domingo, ou seja, amanhã, figuras grotescas desfilam em cima de carros alegóricos. Festas de todos os tipos e competições de fantasias e máscaras seguem até o final de março.

As comemorações de Carnaval incluem tradicionais brincadeiras e competições de dança, desfiles de carros alegóricos, barracas de comidas típicas, mas o destaque fica para as festas que acontecem a noite, uma grande festa à fantasia ao ar livre, conhecido como ”Spontaneous Carnival”, pois não tem regras, e cada um usa a fantasia que quiser, basta soltar a imaginação.

As comemorações acontecem por toda a ilha, mas os destaques ficam por conta das festas que acontecem na capital Valetta e em Nadur, em Gozo.

Rijeka, Croácia

Datas: Começa em 17 de janeiro e vai até Quarta-Feira de Cinzas.

O Carnaval em Rijeka é o maior Carnaval da Croácia, esta vila costeira no Mar Adriático fica cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, Zagreb. As festividades que começam em 17 de janeiro e vai até Quarta-Feira de Cinzas, reunindo mais de 20 mil participantes e mais de 600 mil visitantes nacionais e estrangeiros, em um evento que baseado em costumes históricos e culturais.

O evento tem um traje em particular o Zvoncari, que são homens com máscaras de cabeça de cabras que tocam os sinos para assustar os maus espíritos. Os espectadores oferecem vinho para as criaturas, que muitas vezes usam calças brancas, camisas listradas e mantas de pele de carneiro.

O principal desfile de Carnaval acontece no último domingo antes das Cinzas. O percurso da marcha tem várias etapas onde cada grupo se apresenta. A noite existe um evento denominado a queima do Pust, o fantoche que é responsabilizado por todas as coisas ruins que aconteceram no ano anterior. Este evento é realizado no porto de Rijeka, antes do pecador ser levado para o mar, uma leitura de encargos é realizada, onde um porta-voz lê todos os seus pecados. Depois, um barco leva o Pust para o mar onde é queimado.

Kingston, Jamaica

Datas: Começa em fevereiro e termina em abril.

Diferente de outros países do Caribe, o Carnaval em Kingston vai até a Páscoa, com inúmeras festas que inclui grupos fantasiados que desfilam e dançam nas ruas. Este é um dos maiores eventos na Jamaica.

A diversão não está limitada a Kingston, embora a cidade realize um dos principais eventos do país, cidades como Ocho Rios e Montego Bay também têm suas festas.
O Carnaval foi introduzido na Jamaica pela primeira vez em 1990 e rapidamente se enraizou e tornou-se um dos eventos mais aguardados do ano. A febre do Carnaval invade a Ilha com bailes, concursos de fantasias, festas nas praias e desfiles públicos.

Índia, Goa Carnaval

Datas: Em fevereiro com duração de três dias.

Este Carnaval popular na Índia concentra-se em traje colorido com dançarinas e procissões em Goa. O evento de três dias é realizado de dia e de noite, com bandas em carros alegóricos e pessoas dançando em todos os lugares, há também grandes bailes.

O Carnaval em Goa na índia celebra três dias sem parar num festival de músicas e cores. O evento é uma parte importante do patrimônio do Estado Português. O Carnaval é uma ocasião em que as pessoas gostam de comida e festas luxuosas.
Realizado em fevereiro, quando o lendário rei Momo toma conta do Estado e as ruas ganham vida. Desfiles são organizados em todos os lados, com bandas e carros alegóricos, o Carnaval termina com a dança realizada pelo Clube Nacional de Panajim.

Sydney, Austrália

Datas: Em fevereiro, antes da Quaresma.

A cidade de Sydney, na Austrália, mais precisamente a Oxford Street, realiza o Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras, o Carnaval direcionado ao público gay que acontece anualmente e recebe milhares de pessoas. O evento é uma das festas mais populares da Austrália, aberto a todos que desejam celebrar.

Pessoas de todo o mundo vão ao evento para ver os desfiles de traje e apresentações de música.

Notting Hill – Londres, Reino Unido

Datas: agosto

O Carnaval de Notting Hill é realizado no centro de Londres, no bairro de Kensington e Chelsea, em agosto de cada ano.

O Carnaval é realizado em dois dias, no domingo e no tradicional feriado bancário na segunda-feira. Este evento tem sido realizado anualmente desde 1965 e é o segundo maior festival de Rua da Europa, com mais de 2 quilômetros de animadores fantasiados, vendedores de comida e várias bandas e artistas. O Carnaval de Notting Hill é um dos grandes eventos da Inglaterra que durante dois dias atrai mais de um milhão de pessoas que se juntam à diversão.

Montevidéu, Uruguai

Datas: De janeiro a março.

O Carnaval do Uruguai é o mais longo do mundo, com mais de 80 dias de festa, ocorrendo geralmente de janeiro a março, o foco das celebrações é a capital Montevidéu.

As principais atrações do Carnaval uruguaio incluem dois desfiles chamados de Desfile de Carnaval e Desfile de Llamadas, onde os músicos mostram suas habilidades através do ritmo do tambor conhecido como candombe.

O Candombe é uma manifestação cultural originada a partir da chegada dos escravos da África tem um papel significativo na cultura do Uruguai, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Formam-se grupos musicais chamados de comparsas, que saem às ruas acompanhadas por multidões.

Ptuj, Eslovênia

Datas: Dois fins de semanas antes da terça-feira de Carnaval.

O Carnaval da cidade de Ptuj na Eslôvenia é extraordinariamente rico e diversificado, com muitos costumes e centenas de diferentes estilos de máscaras, por isso, é o festival de máscara mais importante do país com recompensas para mais bonita e criativa. A mais popular é o Kurent, uma máscara monstruosa e demoníaca.

Aalborg, Dinamarca

Datas: Em maio, durante duas semanas.

O Carnaval de Aalborg na Dinamarca começou a ser comemorado anualmente em 1983. O Carnaval na Dinamarca é mais parecido com o Halloween. Conhecido como Fastelavn, que é uma palavra importada do norte da Alemanha que basicamente significa “na noite antes do jejum”. Nesta ocasião há toda a comida, incluindo os tradicionais pães doces conhecidos como Fastelavnsbolle. Crianças se fantasiam e pedem doces na vizinhança.

O Grande Desfile é o maior evento durante o Carnaval, que atrai cerca de 100.000 pessoas a cada ano. Cerca de 15 grupos profissionais de todo o mundo abrem o desfile, seguido por milhares de pessoas vestida, dançando e celebrando.

Toronto, Canadá

Datas: Julho-Agosto por três semanas.

Toronto no Canadá celebra o Caribbean Carnival Toronto de julho a agosto, numa festa de três semanas de música, culinária e cultura do Caribe. Durante o Carnaval, as pessoas usam trajes elaborados, com penas coloridas em suas cabeças e maquiagens extravagantes.

Desfiles de carros alegóricos mostram o glamour do Carnaval. Os ritmos pulsantes caribenhos contagiam toda cidade.

Torres Vedras, Portugal

Um dos carnavais mais famoso de Portugal é o de Torres Vedras, conhecido como o mais português de todos, por conservar suas tradições sem copiar outros países. Este Carnaval distingue-se na celebração dos festejos contando com a participação espontânea e massiva dos cidadãos.

O Carnaval em Portugal exibe uma grande tradição Carnavalesca. Dos Carnavais da Madeira saíram os imigrantes que levaram a tradição do Carnaval para o Brasil.
O Carnaval de Torres Vedras é também o mais Antigo de Portugal, seus primeiros registos são de 1572.

No evento participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as “matrafonas” (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes). A interação entre o público e os mascarados é feita através do arremesso de “cocotes” (pequenos objetos, feitos de papel e borracha). No sábado à noite é realizado um desfile de mascarados.

Portugal segue apostando pelas marchas de carnavais e tenta preservar ao máximo sua identidade cultural, com blocos, caricaturas de personagens políticos e bonecos gigantes.

 

Fonte: Tudo para Viajar 

To Top