Na Hora H

BRASILEIROS AINDA NÃO ESTÃO ANIMADOS PARA CONSUMIR DURANTE A COPA DO MUNDO

Faltando três dias para o início da Copa do Mundo da Rússia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou, nesta segunda-feira (11), o resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias de produtos relacionados ao Mundial de Futebol 2018, que mostrou que apenas 24% das famílias brasileiras irão às compras durante a Copa. O número representa menos da metade do que foi registrado em pesquisa semelhante realizada na Copa do Mundo do Brasil, em 2014 (50,1%).

Segundo o presidente em exercício da Fecomércio RN, Gilberto Costa, a falta de empolgação dos brasileiros com o mundial se deve muito ao cenário ainda complicado da economia. Atualmente, mais de 13% da população desempregada, sendo que no RN são quase 15%. Há, ainda, índices ainda altos de inadimplência e endividamento.

A intenção de gasto apontada pela maioria dos entrevistados (51,6%) foi de, pelo menos, R$ 200, sendo que, 39,2% declararam intenções de consumir mais de R$ 300. Os produtos mais procurados pelos consumidores serão alimentos e bebidas (9,9%); itens de vestuário masculino, feminino e infantil (7,5%) e aparelhos televisores (4,3%). Para 28%, não haverá diferença significativa quanto ao local de consumo de alimentos e bebidas. Entre as capitais, os consumidores de Porto Alegre (72,7%), Macapá (72,5%) e Palmas (70,5%) apresentaram as maiores propensões a consumir alimentos e bebidas no domicílio, enquanto os de Belém (31,3%), Curitiba (24,9%) e Salvador (24,6%) tendem a se destacar no consumo fora do domicílio.

O levantamento da entidade foi realizado em todas as capitais do país e suas respectivas regiões metropolitanas, entrevistando cerca de 18 mil consumidores.

To Top