Embora boa parte da população desconheça, o câncer de mama é uma doença que não se restringe apenas aos humanos. Entre os pets, principalmente cadelas e gatas, esta enfermidade também possui um alto índice de incidência. Em meio a tantas iniciativas e campanhas para alertar as mulheres sobre a prevenção da doença, o Outubro Rosa Pet ganha destaque entre os corredores do Hospital Veterinário de Natal – que busca alertar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
O médico veterinário Dr. Fabrício Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, defende que a castração precoce ainda é a melhor forma de prevenção. “Ao contrário do que muita gente pensa deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações não previne contra o câncer de mama. A melhor forma de prevenção é através da castração precoce. Nas cadelas os tumores das glândulas mamárias são as neoplasias mais frequentes, representando 50% à 70% de todos os tumores. Quando castrada antes do primeiro cio uma cadela passa a ter menos de 1% de risco de desenvolver tumores de mama. Se a castração for feita até o terceiro cio a proteção é menor, mas existe”.
Nas gatas os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasia sendo que mais de 80% destes são malignos. A castração precoce em gatas reduz em 91% a chance de desenvolvimento de lesões de mama. O profissional orienta ainda em como os donos de pets podem fazer em casa para tentar alcançar um diagnóstico.
O Dr. Fabrício Marinho está à frente do Hospital Veterinário de Natal em parceria com o seu irmão, Fábio Marinho, também veterinário. A dupla possui especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). O Hospital Veterinário de Natal completa três anos de sucesso este ano. O espaço conta com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico.