Preservar a memória da medicina do Rio Grande do Norte. Este é o principal papel do Memorial da Medicina do RN desde que foi inaugurado em 1996. No mês de outubro, quando no dia 18 se comemora o Dia do Médico, o Memorial da Medicina convida a todos para conhecer um pouco da história da medicina potiguar. Uma das curiosidades do Memorial é o coração do médico Onofre Lopes, que faz parte do acervo.
O Memorial mantém uma campanha de arrecadação, através de doações, de objetos que sirvam para contar a história da medicina no Estado. O convite é feito aos médicos escritores, músicos, pintores, que queiram colaborar com o acervo e fazer doações de livros, fotografias, partituras, quadros, objetos e instrumentos médicos hospitalar que relembrem o passado da medicina e sirvam como elementos do acervo.
No acervo do Memorial é possível encontrar fotografias de expoentes e partícipes da medicina do Rio Grande do Norte, registros históricos, diplomas originais e reproduções, objetos, instrumentos médicos e mobiliários de consultórios usados na metade do século passado. O material doado passa por uma triagem e depois, catalogação. O Memorial tem contribuído com a formação médica do Estado e recebe, em visita técnica, alunos dos cursos de medicina do estado: UFRN, UERN e UnP. O Memorial também está aberto para outros tipos de visitantes. É um momento dedicado à visitação, discussão e reflexão sobre o itinerário sócio-histórico da medicina no RN.
O Memorial da Medicina está localizado na Av. Rio Branco, 388, Cidade Alta, anexo ao prédio do Conselho Regional de Medicina do RN – CREMERN. Informações: 4006-5300.