O Vaticano mostrou nesta sexta-feira (21) os apartamentos da suntuosa residência de verão dos papas nas Vilas Pontifícias de Castelgandolfo, perto de Roma, abertos ao público a pedido expresso do papa Francisco, que nunca os utilizou e quer transformá-los em um museu.
A partir de sábado, os aposentos usados pelos pontífices para passar as férias de verão poderão ser visitados pelo público em geral, oferecendo um olhar mais íntimo sobre a vida dos papas.
Graças a um itinerário organizado pelos Museus Vaticanos, o espaço, localizado 25 km ao sul de Roma, com vista para o lago Albano, vai passar de residência de verão a atração turística. Esta mudança se deve a uma decisão de Francisco, que desde o início do seu papado, em 2013, renunciou a se trasladar a este recanto aprazível nos arredores de Roma para passar os meses mais quentes do ano, como era a tradição.
A principal atração da visita será o quarto decorado em tons de verde claro onde dormiram 15 papas. Lá, os visitantes poderão ver a cama de solteiro, com uma cabeceira de madeira e mármore, e uma capela adjacente onde várias gerações de papas se ajoelharam para rezar.
Com informações da France Presse
Fotos: Alberto Pizzoli/AFP