O pesquisador holandês Jacob Jolij queria saber qual música aflorava as melhores sensações do cérebro e descobriu que “Don’t Stop Me Now”, da banda britânica Queen, foi a canção que mais despertou sensações positivas no grupo pesquisado, composto por duas mil pessoas.
A letra, composta em 1978, diz “eu sou uma estrela cadente saltando pelo céu” e foi capaz de arrancar vários sorrisos de quem a escutava. O trabalho foi encomendado pela empresa inglesa de produtos eletrônicos, a Alba.
Na primeira fase do estudo, foi solicitado que os entrevistados declarassem qual música consideravam mais feliz composta nos últimos 50 anos. Apesar da diversidade de respostas, a pesquisa demonstrou que existem pelo menos três padrões em todas as canções consideradas mais felizes: acordes maiores, letras alegres e ritmo acelerado, com mais de 150 batidas por minuto.
Além do clássico do Queen, outras músicas foram bastante citadas pelos entrevistados: Dancing Queen, do ABBA; Good Vibrations, do grupo Beach Boys; e Uptown Girl, do músico Billy Joel. O pesquisador Jacob também ressalta que os gostos musicais e a experiência de vida da pessoa influenciam na escolha da canção mais feliz.
Fonte: Band