Perdendo apenas para o câncer de pele, o câncer de mama é a enfermidade com maior taxa de ocorrência entre mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) contabilizam o surgimento de 57 mil novos casos anualmente no Brasil. Um dado um tanto quanto alarmante e que para o Dr. Paulo Henrique Duarte, cirurgião plástico, ressalta a importância do Outubro Rosa.
O profissional comenta que a prevenção é a melhor opção. “Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura”.
Durante o estágio de recuperação da doença, a cirurgia plástica tem ajudado as pacientes a reconquistarem sua autoestima através de procedimentos para a reconstrução da mama. O cirurgião plástico diz que a reconstrução da mama é realizada levando em consideração as especificidades de cada caso e as necessidades individuais da paciente. A priori toda paciente que passou por uma mastectomia pode se submeter a este procedimento, mas somente após uma consulta com um profissional é que será possível determinar se a reconstrução da mama é ou não uma opção.
Dr. Paulo Henrique Duarte atua como cirurgião plástico em Natal e Belo Horizonte, com atendimento de convênio e particular. Em Natal, o médico cirurgião plástico atende na Clínica Dermatológica Dra. Daiane Saldanha, na Jovially Clínica de Estética, no Instituto da Mama, Natal Hospital Center, Hospital da LIGA Norteriograndense, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
