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APENAS 3% DAS BONECAS VENDIDAS ONLINE SÃO NEGRAS

Um estudo realizado pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA), denunciou a ausência de representatividade presente na indústria de brinquedos do Brasil.

Segundo o levantamento, que teve como escopo o comércio online brasileiro, entre os 1.945 modelos de bonecas encontradas nos sites dos maiores fabricantes do País, apenas 131 são negras. Vale ressaltar que, segundo o IBGE, negros e pardos são 53,6% da população brasileira. A constatação foi a de que, em média, 3% das bonecas disponíveis são negras.

Entre as empresas que fabricam bonecas negras, a com maior diversidade de modelos é o Milk, que possui 72 modelos entre 475 que fabrica. Em termos de proporção, a que se saiu melhor foi a fabricante Miele, com 25% dos modelos.

A situação mais desigual é a do site Americanas.com, em que do total de 3.030 bonecas à venda apenas 18 eram negras (0,6%). No site da Ri Happy, das 632 bonecas comercializadas online, apenas 17 modelos eram de negras, enquanto no e-commerce do Walmart a proporção era de apenas 20 entre 835.

 

Com informações da Carta Educação 

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