No último fim de semana foram aplicadas em todo território brasileiro as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com um extenso leque de possibilidades, a redação do Enem costuma ser uma das provas mais temidas pelos participantes. Porém, mais uma vez, os alunos do Over Colégio e Curso não tiveram nada com o que se preocupar. Carlos André, professor e diretor da escola, acertou a sua previsão para o tema da redação.
Dias antes do início das provas, Carlos André foi entrevistado pela 96FM. Na ocasião, ele compartilhou com os ouvintes potiguares a sua aposta no tema intolerância religiosa no Brasil. Embora a redação não faça parte da lista de disciplinas ministradas pelo professor, a previsão foi mais que acertada. “Eu sou professor de Física e Matemática, mas tenho a função dentro da escola de tentar ser o ouvido externo, monitorando as tendências de todas as provas e passando essas informações para os professores. Ao longo do tempo a gente vai montando uma rede com colegas de outros estados e assim trocamos informações valiosas o tempo todo. No Over, a gente sempre cria um universo de três possíveis temas com as opções mais prováveis. Desses três, a intolerância religiosa era número um”.
Para Carlos André este é um tema de extrema importância e que mereceu o espaço de destaque que teve no Enem. “Eu acho muito importante essa discussão. No Over, por exemplo, a gente tinha uma tradição de todo ano fazer uma missa para os candidatos do Enem. Esse ano, apesar de se tratar de um evento muito forte e tradicional, resolvemos fazer um ato ecumênico na última quinta. Tinha representante evangélico, padre e espirita. Depois da cerimônia eu falei que em um evento como esse, além de ajudar a acalmar o aluno, nós mostramos como as pessoas de crenças diferentes podem ocupar o mesmo espaço de uma forma saudável. Durante o Ato, os alunos e os pais se emocionaram. Eles se abraçaram e rezaram o pai nosso juntos. Naquele momento eu falei que esse é um bom tema para a redação do Enem, a intolerância religiosa”.
Ouça a entrevista que Carlos André antecipa o tema: migre.me/vrulr