O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, foi escolhido a personalidade de 2016 pela revista norte-americana “Time”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7). “É uma grande honra, significa muito”, disse Trump ao programa “Today”, da rede NBC, em entrevista pouco após o anúncio.
“Após uma surpreendente nomeação pelo Partido Republicano e uma inesperada vitória nas eleições presidenciais do passado dia 08 de novembro, Trump redesenhou as regras da política americana”, segundo a publicação. Trump foi escolhido numa lista de finalistas que incluía também a sua adversária, a democrata Hillary Clinton, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o líder dos independentistas do UKIP, Nigel Farage, o presidente russo, Vladimir Putin, e a cantora artista Beyoncé.
A designação da “personalidade do ano” é uma tradição anual da revista Time desde 1927. A figura escolhida aparece na capa da edição de fim de ano da publicação. A revista Time designa uma figura do ano desde 1927. Em 2012, Barack Obama, que tinha sido reeleito para um segundo mandato presidencial, foi a personalidade escolhida. No ano seguinte, foi o papa Francisco, seguindo-se os profissionais de saúde e os voluntários que lutaram contra a epidemia do vírus do Ébola na África Ocidental (2014) e a chanceler alemã Angela Merkel (2015).