Entrelinhas

BALANÇO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

O Gabinete de Gerenciamento e Enfrentamento de Crise do município de Natal, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou nesta quarta-feira (28) o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2016 e o planejamento para 2017, com o projeto de descentralização da Vigilância das Arboviroses e Zoonoses.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo,Todos os posts considera que 2016 foi um ano com respostas positivas em relação ao Gabinete de Gerenciamento e Enfrentamento de Crise, no combate ao Aedes aegypti, uma vez que os dados epidemiológicos demostram isso. Houve um decréscimo do percentual do número de casos. “Hoje, Natal representa 20% dos casos em relação ao Estado. Em 2015, esse percentual era de 80% dos casos”.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Medeiros, explicou como funcionará a proposta de descentralização da Vigilância de Arboviroses e Zoonoses. O trabalho dos Distritos Sanitários terá suporte técnico dos Núcleos de Análise de Risco; de Vigilância Entomológica e de Animais Peçonhentos; de Vigilância de Reservatórios; Amplificadores e de Educação em Saúde Mobilização Social e Laboratório de Diagnóstico que funcionam no CCZ.

Para 2017, no que diz respeito ao combate ao vetor, o Centro de Controle de Zoonoses tem como proposta de desenvolver Estações disseminadoras das larvicidas; Aperfeiçoamento de mapeamento de risco; Rastreio de contato Dentarget/CCZ; Borrifação Intradomiciliar Residual (BRI); Estudo prospectivo de custo; e A Comunidade que me Cuida (proposta de trabalho das unidades de saúde com as escolas).

To Top