A Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Semurb e apoio de diversas secretarias municipais e entidades parceiras, promove a Semana do Meio Ambiente de 5 a 10 de junho no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com o título “O futuro se planta agora”. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, mas serão oferecidos vários dias de atividades que acontecerão nos dois horários, com especialistas debatendo questões ligadas ao tema e todos irão aprender sobre educação ambiental de forma lúdica, com oficinas, contação de histórias, teatro de mamulengo, brincadeiras, cinema, música, entre outras atividades.
A Abertura acontecerá nesta segunda-feira (5), às 9h, com a a inauguração do Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica, que vai funcionar no antigo canteiro de obras do Parque da Cidade, com plantio de mudas pelos Amigos do Parque. Em seguida, no auditório, haverá apresentação do Grupo UFRN/CELLOS, da Escola de Música e entrega do Certificado Amigos do Parque, anuncio da revisão do Plano Diretor, entre outras ações.
Na terça-feira (6), acontecerá o III Fórum de Discussão: Qualidade do Ar em Natal e Políticas Públicas, onde pesquisadores, professores, especialistas e pessoas interessadas no tema poderão conhecer os projetos desenvolvidos na capital potiguar, bem como debater as políticas públicas aplicadas no combate à poluição do ar em nossa cidade. O III Fórum acontecerá das 8h às 13h, no auditório. E às 15h, Josivan Alves e Valéria Lígia contarão histórias, na biblioteca do Parque.
Na quarta-feira (7) a criançada vai pegar um cineminha no auditório, a partir das 8h30 e à tarde, a partir das 14h, será a vez da Oficina “O que os olhos não veem, o corpo sente”, produzida pelo Museu de Morfologia da UFRN, seguida de atividades lúdicas na praça de eventos do Parque da Cidade. E a criançada do bairro Cidade Nova vai participar do projeto “Tistu, que Bicho é esse? “, com o ator Josivan Alves, a partir das 16 horas.
A quinta-feira (8) está reservada para falar sobre a água e às 8h30 o mamulengo da Caern já começa o dia mandando o seu recado e ensinando como preservar esse líquido tão precioso para as nossas vidas. À tarde, a partir das 14h30, no auditório, haverá palestra e dinâmica sobre o ciclo da água, formação e tipos de nuvens, com o astrônomo José Roberto, coordenador do site Astronomia no Zênite.
Na sexta-feira (9), o origamista e escritor Eugênio Batista vai falar sobre o seu novo livro, “Lenda do Vaqueiro”, dentro do projeto “O Escritor vem ao Parque”. O livro retrata as origens e a cultura do povo seridoense. À tarde, das 14h às 17h., será a vez da equipe do Museu de Morfologia da UFRN fazer a oficina “O que os olhos não veem, o corpo sente” seguida de atividade lúdica com a mesma equipe. E o trânsito das cidades também é uma questão ambiental e a equipe da educação no trânsito da STTU vai fazer uma ação educativa, seguida do Mamulengo da Semurb para encerrar as atividades deste dia, a partir das 16h, no pórtico de Cidade Nova.
No sábado (10), a equipe do Museu de Morfologia da UFRN fará a oficina “O que os olhos não veem, o corpo sente” com atividade lúdica a respeito do tema, das 9h às 11h30. O ator Josivan Alves, vai participar com o projeto “O Baú do Pequeno Príncipe”, especial sobre o meio ambiente, no Memorial Natal, que funciona na torre do Parque da Cidade. E a orquestra da Polícia Militar será o destaque no encerramento da Semana do Meio Ambiente no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte com apresentação para todos os visitantes na Praça de Eventos, a partir das 17 horas. Neste dia, a Polícia Militar também fará uma exposição do trabalho desenvolvido pela corporação no Estado do Rio Grande do Norte, das 8h às 17h30, no hall do Centro de Visitantes.
Quem quiser estar ainda mais perto da natureza, o Setor de Manejo Ambiental fará trilhas do dia 6 a 10 de junho, a partir das 8h. Os participantes poderão fazer agendamento prévio pelo telefone 3232-3207. No dia 6, será percorrida a trilha Preá, que tem 450 metros; no dia 7, será a vez da Embaúba, que possui 590 metros; no dia 8, a Vanila, uma trilha na mata densa, com 1.860 metros, ideal para trilheiros; no dia 9 será a Embaúba novamente e no dia 10, último dia da Semana do Meio Ambiente, será inaugurada a trilha do Horto.
Foto: Arquivo/Parque da Cidade
