Roraima é o estado que mais mata mulheres no Brasil, é o que revelou novo relatório da Humans Right Watch (HRW), divulgado nesta quarta-feira (21), sobre a impunidade em casos de violência doméstica na região. De acordo com a pesquisa da organização, entre 2010 e 2015 a taxa de homicídio de mulheres aumentou 139% na cidade.
Segundo a ONG, devido a esse alto índice o estado é considerado o mais letal do Brasil para mulheres e meninas, ao passo que as autoridades de Roraima são omissas. No relatório, a Human Rights Watch aponta que o aumento no índice de assassinatos elevou a taxa de homicídios no estado a 11,4 por 100 mil mulheres em 2015, último ano para o qual há dados disponíveis. O número contrasta, segundo a ONG, com a média nacional do Brasil que é de 4,4 assassinatos para cada 100 mil mulheres, que já é uma das mais elevadas altas taxas do mundo.
O estado foi escolhido para o estudo com base em dados do Atlas da Violência que mostraram o alto índice de homicídios de mulheres em Roraima em 2015, segundo César Muñoz, integrante da ONG.