Um dos lugares mais visitados do mundo, Nova York quer ser um destino melhor para viajantes com deficiências ou dificuldade de locomoção. O órgão de turismo da cidade criou um espaço dentro de seu site com informações sobre acessibilidade em diversos pontos de interesses e programas tradicionais, como atividades ao ar livre e peças de teatro.
A área, chamada de Accessible NYC, conta com cinco guias divididos por tema: atividades ao ar livre, teatros da Broadway, calendário de arte e cultura, visitação do Lincoln Center, e biblioteca em Braille Andrew Heiskell. Em cada um deles há um texto com informações a respeito de facilidades para pessoas com deficiência e muitos links, que direcionam o visitante direto para as páginas das atrações.
Também há no portal um filtro de pesquisa interativa que permite encontrar hotéis, restaurantes, atrações e outras atividades ordenados por recursos específicos que acomodam necessidades de mobilidade, audição e visão. O comissário da prefeitura para pessoas com deficiência, Victor Calise, aliás, estima que 10% dos mais de 60 milhões de visitantes que Nova York recebe por ano tenha alguma deficiência. A nova ferramenta permitiria então que esses turistas tenham acesso a mais informação e possam planejar melhor o tempo que passarão no destino.
Fonte: O Globo