Entrelinhas

ACESSIBILIDADE NOS CANTEIROS

Com a proposta de enriquecer o conhecimento dos operários da construção civil acerca das normas de acessibilidade, o Ministério Público do Rio Grande do Norte promove os treinamentos do projeto Acessibilidade nos Canteiros. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério da Justiça e da Cidadania e consiste na capacitação de pedreiros e mestres de obra – realizada no próprio canteiro de obra – a partir de videoaulas e aulas expositivas que abordam a parte legal e técnica sobre as exigências em matéria de acessibilidade.

As aulas e videoaulas, que também contam com a participação dos arquitetos Maria Bernadete Lula de Menezes Cruz e Adauto Carvalho de Morais Junior, foram elaboradas de acordo com o que estabelece a norma específica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que dispõe sobre a acessibilidade das edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. O material audiovisual também é acessível, já que conta com janela de Libras, audiodescrição e legendas. No dia 28 de julho passado, o treinamento foi realizado em uma obra no bairro de Petrópolis.

O projeto possui ainda parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que divulgou o convite de participação no projeto entre as empresas locais, e com o Sistema Nacional de Emprego no Rio Grande do Norte (Sine-RN), neste último para aplicação do treinamento em turmas de operários da construção civil que ainda serão lançados no mercado de trabalho.

To Top