O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte anunciou que vai se responsabilizar pela revitalização da praça Sete de Setembro (Praça dos Três Poderes), localizada no Centro Histórico de Natal. A “adoção” da praça deverá ser incluída nas comemorações dos 125 anos de criação do TJRN.
Segundo prefeito Carlos Eduardo, a prefeitura – oficialmente responsável pela manutenção do espaço –, está com os cofres vazios e não tem recursos para arcar com os gastos com a obra. De acordo com ele, caso as obras apadrinhadas pelo Tribunal de Justiça sejam concluídas até dezembro, a praça também será contemplada com decorações natalinas e passará a fazer parte do calendário das festas de fim de ano de Natal.
Caberá ao TJRN garantir uma área de lazer para a população natalense e reformar a praça, que, atualmente, encontra-se abandonada ao descaso. Por enquanto, o projeto de engenharia da diretora do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Kalina Maia ainda está na fase de idealização. A próxima etapa será levantar os custos da revitalização, contabilizar o material a ser utilizado e fazer o orçamento para iniciar o processo de licitação.
Entre os reparos que serão realizados estão a troca do piso da praça, iluminação, o aumento no número de bancos, instalação de plantas nativas para tornar o local mais arborizado, reforma do Monumento da Independência (construído em 1922, em homenagem aos 100 anos da Independência do Brasil) e instalação de uma placa comemorativa dos 125 anos do Tribunal de Justiça.
Dá dó ver nossas praças em total abandono. Locais que são símbolos da rica história da cidade, cartões-postais de Natal, se apresentam feios, desgastados, mal cuidados, quando poderiam ser espaços onde a população transitaria e desfrutaria momentos de lazer de maneira agradável. Hoje, o que vemos são muros pichados, lixo jogado, bancos depredados, a estátua sem seus ornamentos de bronze que informavam sobre o local histórico., além de outros sinais de desgaste.
As praças que ficam em frente a prédios públicos e condomínios poderiam ser “adotados” pelos respectivos órgãos. Não só a mais famosa – a Praça Sete de Setembro –, como também a Praça Padre João Maria, a Praça André de Albuquerque e a Praça João Tibúrcio. Esperamos em breve ver todas elas lindas e bem cuidadas novamente.
Segundo o desembargador Expedito Ferreira, a iniciativa trará muitas as vantagens para o povo natalense, que poderá “usufruir de benfeitorias e de mais segurança quando a Praça Sete de Setembro estiver reformada”.
Torcemos por isso!
