Na Hora H

A MEMÓRIA AFETIVA DE NATAL

A memória de Natal tem sido resgatada por meio de museu diferente de todos os outros que a cidade já possui: o Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac), inaugurado em maio, abriu suas portas na internet para receber – e incorporar ao seu acervo – todas as lembranças que qualquer pessoa possa ter sobre a capital do Rio Grande do Norte e que deseje compartilhar, eternizando-a. O ambiente funciona 24 horas, todos os dias, inclusive aos domingos; com a possibilidade de ser visitado de qualquer lugar no mundo. Tudo gratuito.

Para fazer parte do Mmac é bastante simples: basta acessar www.mmacnatal.com e clicar no botão em destaque. A partir daí o site vai “perguntando” sobre sua memória, identificando se será um texto, uma foto, um vídeo ou tudo isso junto; onde e quando ocorreu a lembrança. Será possível inclusive dar um nome à memória postada. Após essa etapa, sua memória afetiva da cidade do Natal estará disponível e poderá ser vista, lida, ouvida e descoberta por qualquer pessoa do planeta.

O Mmac objetiva criar um espaço onde ocorram encontros, onde sejam estimuladas descobertas, reflexões, vivências e desvelamentos do patrimônio material, imaterial e natural da cidade. É um espaço para compartilhar e conhecer experiências e iniciativas sobre apropriações, identidades e resistências que habitam a cidade, permeadas pela visão social, artística, geográfica, histórica, turística e urbanística. Por meio de atividades e processos criativos será gerado um acervo que estará disponível à população numa plataforma digital, onde os visitantes poderão tanto conhecer como postar memórias e criações.

Em uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação, o Mmac começou a frequentar a escola, graças à ideia dos próprios professores do município. Os encontros acontecem em espaços da cidade, a exemplo de praças e do Parque das Dunas. A ideia é apresentar o Museu aos professores e desenvolver junto com eles metodologias para que a construção de memórias que o Mmac propõe possa ser usada pelos alunos da rede municipal de Natal. Toda a construção resultante dessas oficinas, inclusive as memórias captadas pelos estudantes, passam a fazer parte do acervo do Museu.

O Mmac Natal também tem promovido um verdadeiro “Museu a céu aberto”. com oficinas gratuitas em de cerâmica, serigrafia, fotografia, crochê pintura para crianças, serifrafia, compostagem urbana e muito mais. Os evento convidam a população para pensar sobre a utilização dos espaços públicos da cidade. Um dos objetivos é potencializar a praça como local de encontro e criação de memórias por meio da arte.

O Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal é uma iniciativa dos profissionais do Instituto Casadágua (antropologia visual), MAGA (arquitetura e urbanismo) e Espaço Duas (fotografia). O Museu é um desdobramento de um dos eixos do projeto “De Fora Adentro: Cartografia dos Sentidos” criado pelo Instituto Casadágua em 2010, iniciativa do antropólogo e artista visual Maurício Panella. E é um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Djalma Maranhão) e conta com o patrocínio da Potiguar Turismo e da Arena das Dunas. E apoio do Sebrae/RN e do Hotel Safari.

Saiba mais:

Facebook: fb.me/MmacNatal

Twitter: @MmacNatal

Instagram: @MmacNatal

 

To Top