Desde o dia 1º de agosto, Natal tem recebido uma série de eventos em homenagem aos 120 anos do nascimento de Luís da Câmara Cascudo. O projeto “Agosto de Cascudo”, lançado pelo o Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, segue até o fim do mês com eventos em vários espaços culturais de Natal. O Instituto Ludovicus é parceiro de toda a programação, que pode ser conferida no www.cultura.rn.gov.br.
A programação, que inclui exposições de artes plásticas, espetáculos de dança, teatro e música e ainda, apresentações de grupos folclóricos do Rio Grande do Norte. Um dos pontos altos da programação do “Agosto de Cascudo” está reservado para o próximo dia 29, quando acontece o I Seminário de Bibliotecas Públicas do RN, na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, que será reaberta pelo Governo do Estado, totalmente reformada, depois de seis anos fechada.
Historiador, antropólogo, advogado e jornalista, Luís da Câmara Cascudo, nasceu em Natal, no dia 30 de dezembro de 1898. Publicou seu primeiro livro aos 23 anos, intitulado Alma Patrícia (1921), um estudo crítico e biobibliográfico de 18 escritores e poetas norte-rio-grandenses ou radicados no estado. Cascudo foi um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil.
Confira a programação:
