No dia 18 de março, durante viagem oficial aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro liberou turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália a entrarem no Brasil sem visto. Logo depois, o site de viagens Kayak fez uma pesquisa que revelou um aumento de 36% nas buscas pelo Brasil a partir destes países.
A pesquisa foi feita com base nos dados da empresa, considerando voos saindo de todos os aeroportos dos quatro países que tiveram o visto liberado, com destino a todos os aeroportos do Brasil. O interesse dos australianos em visitar o Brasil cresceu em 36%, seguido pelos EUA (31%), Canadá (19%) e Japão (4%)
O aumento em porcentagem foi obtido comparando a média diária de buscas de 1º a 15 de março de 2019 com a média diária de buscas de 18 a 20 de março (após a decisão do presidente Jair Bolsonaro), para viagens de 1º de abril a 31 de dezembro de 2019.
A dispensa de visto foi anunciada pelo presidente serve para fins turísticos, de negócio, esportivos ou artísticos. As novas regras valem para quem permanecer em território brasileiro por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.
