Das ilhas jônicas cobertas de florestas a oeste da Grécia e do sol banhado pelas Cíclades ao sul do continente até o histórico Dodecaneso, ao longo da costa da Ásia Menor (Turquia) no mar Egeu, as ilhas da Grécia têm muitas personalidades diferentes. Estas seis ilhas são todas diferentes entre si, mas todas são populares entre os visitantes. Qual delas é melhor para você depende de como você define o paraíso.
1- Santorini: a melhor para vistas ensolaradas e luxo
Santorini é provavelmente a ilha grega mais popular. À tona no mar Egeu, possui visual tipicamente das Cíclades, com suas casas brancas ofuscantes, persianas e telhados azuis e em tons pastel. As aldeias principais estão empoleiradas nas falésias da caldeira, deixadas quando o vulcão da ilha explodiu há milhares de anos. Um novo vulcão submerso ainda fervilha à distância.

Hotéis são glamourosos, e aqueles que possuem as melhores vistas também têm os preços mais altos. Por causa de suas vistas deslumbrantes, esta ilha é popular entre recém-casados e navios de cruzeiro, mas pode ficar muito lotada quando os grandes navios trazem seus milhares de passageiros diariamente. Hospede-se em um hotel de luxo com sua própria piscina ou piscina privada e envolva-se em uma elegante privacidade.
Nota: Se você estiver procurando por um voo de conexão com uma companhia aérea grega, procure por Thira, o nome grego desta ilha. O nome Santorini é um resquício da ocupação veneziana.
2- Creta: a melhor para a cultura antiga, enseadas isoladas e caminhadas pesadas
A ilha mais ao sul, Creta, é a mais próxima da costa da África, com suas praias do sul no mar da Líbia. É a maior com várias cidades e fortalezas venezianas, uma longa e profundamente recortada costa e uma dramática espinha montanhosa que vai de leste a oeste. As praias vão desde longos trechos de areia macia – Elafonissi, Potamos, longos trechos de Plakias e Preveli – até pequenas enseadas secretas amadas por mergulhadores e nudistas.

As enormes escavações em Knossos, a capital da civilização minóica, são possivelmente as mais famosas da Grécia. Muitos dos achados de lá são mantidos no Museu de Arqueologia da ilha de Heraklion, considerado um dos melhores do mundo, mas uma caminhada ao redor do próprio local é muito impressionante.
Creta também é conhecida por suas gargantas dramáticas que cruzam sua espinha montanhosa. Eles variam de desafios áridos e rochosos a passagens subtropicais sombreadas. O passeio mais famoso é o desfiladeiro de Samaria. É longo, desce cerca de 3.900 pés ao longo de 10 milhas, mas a sua relativa facilidade faz com que seja uma rota popular.
3- Corfu: a melhor para naturalistas e famílias
Voltando-se para a Toscana (para Chianti-shire), turistas de classe média ingleses transformaram Corfu no tipo de lugar para onde sempre voltam. Hoje, esta ilha jônica continua sendo uma das mais fáceis para turistas que falam inglês. Há voos de toda a Europa para a Grã-Bretanha e os EUA. A Trilogia de Corfu, de Gerald Durrell, autobiografias humorísticas do tempo de sua família entre as guerras. “My Family and Other Animals” foi transformado em várias mini-séries de TV e filmes, mais recentemente, The Durrells, disponíveis na Netflix.

A ilha é famosa por sua flora e fauna – notavelmente exuberantes flores silvestres, borboletas e pequenos pássaros. A Cidade Velha de Corfu, o centro da capital na costa leste, é classificada pela UNESCO (embora, francamente, quase tudo na Grécia seja) e forrada por belos edifícios históricos. À noite, tem um animado café e cena musical. Corfu é um ótimo destino familiar com um clima ameno de abril a outubro.
4- Zakynthos: a melhor para praias incríveis
Zante, o nome veneziano da ilha que os gregos chamam de Zakynthos, tem algumas das praias mais bonitas do mundo. Chamada de Smugglers Cove (enseada dos contrabandistas), ou Shipwreck Beach (praia do naufrágio), ou Navagio Beach. Não importa como você a chame chamam; todos os barqueiros desta ilha jônica sabem o que você quer dizer.

A praia é completamente cercada por falésias e só pode ser alcançada de barco. Não há serviços e nem sombra – somente o que você leva consigo – mas a experiência deste lugar magnífico compensa tudo. É realmente inesquecível. Barcos de excursão caem na baía cristalina, com pedras brancas arredondadas, também esperando por você na cidade de Zakynthos, com suas lojas e cafés. A costa sul da ilha tem longos trechos de praias de areia plana e existem vários complexos de cavernas que você pode se aproximar de barco e nadar. As chamadas Cavernas Azuis no Cabo Skinari, na ponta norte da ilha, iluminam o calcário dando à água um brilho quase neon em certas horas do dia.
5- Spetses: a melhor para pausas curtas
Spetses está no grupo de ilhas sarônicas, na costa sul da Península de Argolis, o lado mais oriental do Peloponeso. Como a maioria das ilhas gregas uma vez ocupadas por, tem adoráveis igrejas, cidades e aldeias muito coloridas – incluindo uma em que os pés ficam literalmente no mar – e casas cobertas com buganvílias rosa vibrantes e hibiscos. Teve um papel importante na Guerra da Independência Grega de 1821, e uma importante batalha naval reencenada a cada ano. A Casa de Laskarina Bouboulina é um museu que celebra a heroína dessa guerra.

O que torna o Spetses diferente, no entanto, é o quão fácil é chegar lá. De Flying Dolphin (hidrofólio operado pela Hellenic Seaways), partindo de Piraeus, a viagem é de apenas duas horas. Um monte de atenienses ricos usam Spetses para suas escapadas de fim de semana – incluindo a antiga família real grega, que organizou um casamento lá em 2010. Então você pode esperar muitas lojas interessantes e sofisticadas, restaurantes e discotecas. Se esta ilha tem alguma deficiência, é a falta de amplas praias arenosas. Mas há uma abundância de enseadas mágicas, montanhas rochosas com água inacreditavelmente clara.
6- Mykonos: a melhor para festejar
Há dois lados de Mykonos, a pequena e lotada Rainha das Cíclades. Há o Mykonos dos folhetos de viagem, experimentado pelas centenas de passageiros de navios de cruzeiro que desembarcam por um dia de peregrinação de café em café e de loja em loja. É a Mykonos das bonitas casas brancas cubistas com portas coloridas e flores vibrantes, das vielas apertadas, com um artesão ou loja de grife em cada curva. E depois há a Mykonos de festas na piscina no Paradise Club em Paradise Beach. Esta é uma ilha de festa. Veranistas ricos que visitam (porque é uma ilha de festas caras) vêm pela vida social, clubes de dança, pessoas bonitas e ação.

É uma ilha de vida noturna. Mykonos já foi o refúgio exclusivo de celebridades e jetsetters. Nos anos 50 e 60, Maria Callas, Aristóteles Onassis, Jackie O, Marlon Brando, Grace Kelly, Elizabeth Taylor, Nureyev, Pierre Cardin e Stavros Niarchos passaram as férias aqui. Você pode ter um vislumbre de algumas realezas de Hollywood modernas se misturando nos clubes exclusivos. Mas hoje em dia é muito mais democrático. Então, este é o lugar para você!
Fonte: Tripsavvy
