Sem categoria

ARTISTA CRIA “COROAS DE HENA” PARA MULHERES COM CÂNCER

A quimioterapia fornece tratamento que salva vidas contra células cancerígenas, mas o efeito colateral da perda de cabelo pode ser devastador para muitas mulheres.A maioria das mulheres que enfrentam perda de cabelo devido à quimioterapia usa perucas, lenços ou turbantes para esconder o couro cabeludo. Embora “ficar careca” possa não ser inicialmente uma opção atraente para algumas mulheres durante a quimioterapia, uma tendência recente pode tornar essa opção um pouco mais empoderadora e atraente. Pensando nisso a artistas Leah Reddell desenvolveu uma trabalho com coroas de hena.

Hena é um corante proveniente da planta Lawsonia inermis e usado para fins religiosos e culturais em muitos países, como Índia e Marrocos. Enquanto uma tatuagem usa uma agulha para injetar tinta nas camadas mais profundas da pele para um design permanente, a hena mancha a camada superior da pele, com duração de até três semanas.

Embora estejam tipicamente associadas a mulheres submetidas à quimioterapia, os homens também podem recebê-las e também são uma boa opção para pessoas com alopecia areata (doença auto-imune que causa queda de cabelo completa).

Para muitas mulheres, a queda de cabelo causada pela quimioterapia é um marcador visível de câncer, o que pode fazer com que toda a identidade pública se centralize em torno da doença. As coroas de hena mudam o foco para algo positivo, de acordo com Reddell. Outras mulheres usam as coroas de hena como comemoração, como após a sessão final de quimioterapia. Elas podem trazer seus amigos e familiares com elas e fazer da aplicação da henna uma pequena festa.

Os projetos são únicos, incorporando símbolos e idéias da cliente. Enquanto alguns desenhos são mais abstratos e geométricos, outros incluem símbolos como árvores, flores, animais e até palavras. A obra de arte representa a individualidade e o estilo da mulher, lembrando a ela e ao mundo que ela não é simplesmente “uma pessoa com câncer”.

Fonte: Healthi Nation

To Top