Premiado no edital de Economia Criativa do Sebrae-RN 2021, a gravação mistura coco de embolada, zambê, ciranda e boi com a interpretação única orquestra carnavalesca Frevo do Xico. Projeto é materialização do sonho dos irmãos maestros Chico Bethoven e Jubileu Filho
A Orquestra Frevo do Xico se prepara para colocar o bloco na rua e a contagem regressiva será o lançamento do projeto sonoro “Frevo do Xico – Nossa Tradição” que vai ser lançado no mês de dezembro, nas plataformas digitais. Premiado no edital de Economia Criativa do Sebrae-RN, o álbum reúne composições novas e um repertório autoral autêntico que se aproxima das tradições potiguares.
Tem Coco de embolada, Coco de Zambê, Bambelô, Boi, Ciranda, Frevo, tudo misturado a arranjos para formação instrumental tradicional de orquestra carnavalesca. “Vamos realçar os instrumentos que fazem parte do contexto de cada ritmo, tudo adequado a uma sonoridade moderna, dançante e sofisticada”, comentou Chico Bethoven, criador da banda ao lado do irmão, músico e produtor Jubileu Filho.
O projeto conta com parcerias de artistas e compositores que já dialogam com vários ritmos regionais, como Khrystal Saraiva, Ivando Monte, Cleudo Freire, Leão Neto, Gilvan Aiquoq e Gilberto Cabral. A produção do álbumFrevo do Xico – Nossa tradição fica a cargo dos irmãos Beju, Chico Bethoven e Jubileu Filho.
O disco é também o pontapé para construção de um musical com o mesmo título que vislumbra acontecer em 2022. Além das músicas originais, a regravação da música Praieira, de Othoniel Menezes, tem arranjos do talentoso trombonista e arranjador, o maestro Luiz Carlos.
Tantos carnavais
O Frevo do Xico foi formado em 2012 para atuar no carnaval de Natal e grande Natal. Desde de então puxa o desfile dos principais blocos da cidade, como o KD Xoxó, Se Parar Eu Caio, Banda da Praia, Poetas Carecas e Lobisomens, Banda do Siri, Petrópolis Folia, Baiacu na Vara e muitos outros. Também participa do carnaval de Parnamirim, da Praia de Pirangi. Em 2018 lançou o primeiro disco intitulado Frevo do Xico Carnaval Potiguar com financiamento do edital de economia criativa do Sebrae e no início deste ano o EP Frevo do Xico Carnaval da Redinha, através da Lei Aldir Blanc, ambos disponíveis nas plataformas digitais.
No carnaval de 2020 o Frevo do Xico foi escolhido pela quarta vez a melhor orquestra do nosso carnaval pelo Prêmio Dosinho. Durante a Pandemia, o Frevo do Xico participou do carnaval virtual da prefeitura do Natal e também do Festival Natal Instrumental promovido pela DoSol. Frevo do Xico já tem algumas propostas de apresentações para o carnaval 2022, também conta com a estrutura da Beju Produções que tem um pranchão que estreou no carnaval de 2020.
Confira as faixas
Frevo da Burrinha (Chico Bethoven e Jubileu Filho)
Ginga na Frevioca (Chico Bethoven e Leão Neto)
Coração Potiguara (Chico Bethoven e Ivando Monte)
Segure o Coco (Chico Bethoven e Khrystal)
Pega Jaraguá (Cleudo Freire e Chico Bethoven)
Zambê das Vogais (Chico Bethoven)
Benzer (Chico Bethoven e Gilvan Aiquoq)
Boi do Xico (Chico Bethoven e Jubileu Filho)
Tem uma regravação da música Praieira de Othoniel Menezes com arranjos do talentosíssimo Luiz Carlos e uma música do parceiro de uma vida, o maestro Gilberto Cabral.
A arte da capa ficou por conta da fotógrafa e design Helane Medeiros, auxiliada por Ricardo Nelson, usando objetos decorativos da cultura popular do artista Carlos Sérgio Borges.