Com o objetivo de manter viva a cultura e a identidade da Vila de Ponta Negra, os Projeto “Cores da Vila” e “Pintando o Sete”, da Ferreira Costa – que em parceria com os representantes de várias marcas de tinta estão organizando várias ações artísticas durante o mês de setembro – se uniram. Valorizar a cultura popular da Vila foi o tema do projeto “Afeto cultural – Uma reverência aos Mestres da Vila de Ponta Negra”, apresentado e contemplado pelo “Cores da Vila” no Edital de Economia Criativa do Sebrae de 2022. O projeto busca resgatar a história local com a cultura popular, proporcionando a oportunidade de reverenciar representantes de culturas tradicionais da Vila de Ponta Negra e que residem na memória de seus moradores.
“Este ano estamos organizando uma programação bastante interativa e escolhemos a Vila de Ponta Negra para ser um desses territórios que terão essas atividades, estaremos em Mãe Luiza e também no Novo Parque Ecológico”, destaca Nathy Passos – coordenadora do projeto.
O início das ações foi no último dia 15 de setembro, na Praia de Ponta Negra – um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte, e também local de trabalho para os inúmeros pescadores da comunidade – três jangadas foram contempladas com uma pintura em sua estrutura de madeira e duas velas artisticamente pintadas pelas artistas Vivi Fujiwara e Clarissa Torres, em homenagem aos Mestres da Vila.
Neste sábado (17), dando continuidade ao projeto e ainda homenageando os Mestres da Vila a intervenção será no muro do terminal de ônibus ds Vila de Ponta Negra, onde a artista Bia Rocha fará uma pintura realista do Mestre Severino, Mestre Sebastião Matias e da Vó Maria Renderia – a intervenção contará também com a participação das crianças do projeto “as Cores da Vila (os coloridos) que também participarão de uma oficina de Batuque com Mestre Arraia e com Marcus Bororó, responsável pelo Batuque Resistência.
Mais informações: @ascoresdavila / Nathy Passos 84-99136-4195.