
Caicó vai se transformar, mais uma vez, na capital da gastronomia potiguar. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, no entorno da Catedral de Sant’Ana, será palco da 3ª edição do Festival Gastronômico de Caicó. O evento promete dois dias de experiências únicas, valorizando os sabores e talentos da culinária nordestina, a partir das 17h, com entrada gratuita. A programação completa da edição 2025, pode ser conferida no instagram @festivalgastronomicodecaico
O Festival celebra Caicó como a terra da carne de sol e do queijo, exaltando os ingredientes que são símbolos da identidade seridoense e que estarão presentes em diversas criações apresentadas nas oficinas gratuitas da Cozinha Show. O espaço receberá a partir desta sexta-feira (31), dez grandes nomes da gastronomia nordestina que vão compartilhar técnicas, receitas e histórias, com degustações abertas ao público.
As oficinas também terão um olhar especial para o Movimento Feito Potiguar, iniciativa que valoriza a produção e o empreendedorismo local. Os chefs convidados irão criar pratos que destacam marcas e ingredientes potiguares, reforçando o compromisso do evento com a economia criativa e a sustentabilidade regional.

Entre os nomes confirmados para essa edição, dois destaques da gastronomia nordestina prometem encantar o público. O paraibano Cumpade João, chef, músico e pesquisador do folclore, vencedor do Prêmio Dólmã Nacional de Melhor Chef do Brasil (2018) e jurado do programa MasterChef Celebridades. Cumpade João traz para o Festival sua essência que une saberes do campo e sabores da cozinha nordestina de raiz. Já José Roberto Caju, vencedor do MasterChef Brasil (2024) chega a Caicó com a proposta de aproximar o público do universo da alta gastronomia. Formado pelo tradicional Le Cordon Bleu, ele promete surpreender o público com técnicas apuradas e combinações de sabores
RN em destaque
A programação da 3ª edição do Festival Gastronômico de Caicó também destaca cinco chefs caicoenses que vêm se projetando em diferentes partes do país. Rodrigo Levino, que viveu a infância em Caicó e hoje comanda em São Paulo o restaurante Jesuíno Brilhante — especializado em culinária sertaneja e reconhecido entre os melhores da capital paulista. O influencer Jarlles Gois, formado pelo SENAC, trocou o Direito pela gastronomia e hoje se destaca nas redes sociais com conteúdos sobre culinária e estilo de vida. Aillane Rodrigues, comunicóloga social e futura gastrônoma pela Uninassau (Campina Grande), leva para a cozinha as histórias e afetos do Sertão. O Festival também recebe a presença de Wanderson Gomes, autor do prato “Meu Sertão”, vencedor do Circuito de Restaurantes do Festival Gastronômico de Caicó 2024. Também integra o time, o Chef Josifran Gomes, bicampeão do Festival Enchefs RN, vencedor do Chef Arretado de Caicó e premiado com o Prêmio Nacional Dólmã.

Destaque para os profissionais e também para as instituições que promovem a gastronomia no Rio Grande do Norte. O SENAC Barreira Roxa, instituição referência aqui no estado, também marca presença com Elizabeth Assunção, instrutora e ProChef pelo Culinary Institute of America, e Gustavo Almeida, mixologista premiado que já representou o Brasil em competições internacionais na China e na Rússia. A Chef Maristela Silva, presença tradicional no evento, completa o time. Formada em Gastronomia (UnP), é professora em cursos de cortes especiais, cozinha brasileira, massas e bolos regionais.

O Festival Gastronômico de Caicó 2025 é uma realização da Agência Referência, com apoio do Sebrae-RN, Fundação José Augusto, Governo do RN, FESPEG, ELI Caicó, Cáritas Diocesana de Caicó, IFRN Campus Currais Novos, Universidade Potiguar (UnP), ACAF, Deputado Adjuto Dias, Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC.

