
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte realiza a Quinta Cultural desta semana com a mesa redonda ministrada por Kamisson Azevedo e Thiago Freire, sócios efetivos da instituição. O título do debate é “Uma odisseia poética sobre as ruínas do litoral sul potiguar”, conectado ao artigo dos palestrantes publicado na Revista do IHGRN #103.
A discussão traz relatos de uma expedição realizada em janeiro de 2024 pela região entre os municípios de Parnamirim e Pedro Velho, com a finalidade de desvendar as histórias silenciosas incrustadas em ruínas antigas, capelas centenárias e igrejas antigas. Propõe refletir sobre locais como o Mausoléu de Nísia Floresta e a capela do Engenho Cunhaú, a fim de resgatar a memória desses pontos importantes para a história potiguar, hoje sob risco de esquecimento.
O evento é gratuito e será realizado no Salão Nobre do IHGRN, com capacidade para 50 pessoas. No local estarão disponíveis para aquisição a Revista do IHGRN #103, a nova edição do livro “Responsabilidade Civil do Estado”, de Amaro Cavalcanti, além de outras publicações.


