
Caicó se transformou, no último fim de semana, na capital da gastronomia potiguar. A Praça Monsenhor Walfredo Gurgel foi palco de mais uma edição do Festival Gastronômico de Caicó, evento que uniu sabor, identidade e empreendedorismo em torno de uma das maiores riquezas do Seridó: a culinária regional.
Realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o festival reuniu chefs, produtores, empreendedores e o público em uma grande celebração da gastronomia local. Agora, a programação segue até o dia 15 de novembro, com o Circuito de Bares e Restaurantes, que movimenta 12 estabelecimentos de Caicó com pratos criativos e cheios de identidade regional.
O Circuito reúne os seguintes estabelecimentos e seus pratos concorrentes:
- Armazém 400 – Seridoense Moderno
- Casa Virgulino – Terra de Sant’Ana
- La Nonna – Arancine do Sol e Linguine di Soll
- Caiçara 21 – Sol do Seridó
- Bar do Coreto – Filé do Coreto
- Botequim Guedes – Caldo Sertanejo
- Burguers – Mano do Sertão
- Doha – Esfiha Nordestina
- Dona Bela – Sertão Sinfônico
- Eros Motel – Filé do Eros
- Farinno Pizzas – Pizza Engenho
- Zeca Barrão – Malassada do Zeca
A proposta do circuito é oferecer uma vitrine de criatividade e talento para os bares e restaurantes locais, fortalecendo o turismo gastronômico e o consumo de ingredientes regionais. Para participar, as empresas inscreveram pratos que tivessem como base carne de sol e queijo de Caicó, além de incorporar um ingrediente de uma das marcas participantes do Movimento Feito Potiguar.
Durante o período do festival, o público poderá visitar os estabelecimentos, saborear os pratos e votar nos seus preferidos. As premiações contemplam as categorias entrada/petisco, prato principal e sobremesa.

“O festival reforça o potencial gastronômico de Caicó e incentiva o empreendedorismo local. O propósito é gerar movimento nos bares e restaurantes da cidade e dar visibilidade aos nossos produtos tradicionais, como a carne de sol e os queijos de Caicó”, destaca Diego Vale, diretor do evento.
O Festival Gastronômico de Caicó 2025 é uma realização da Agência Referência, com apoio de Sebrae-RN, Movimento Feito Potiguar, Fundação José Augusto, Governo do RN, FESPEG, Ecossistema Local de Inovação, Cáritas Diocesana de Caicó, IFRN Campus Currais Novos, Universidade Potiguar (UnP), ACAF, Deputado Adjuto Dias, Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC. O evento conta com patrocínio de Cachaça Samanaú, Queijaria Dona Gertrudes, FAS Produções e Eventos, Cerveja Mufumbo e DSP Eventos.


