Na Hora H

PROCURADORA CIBELE BENEVIDES É NOMEADA DESEMBARGADORA DO TRF-5

Nova desembargadora para o Tribunal Regional Federal (TRF5) com sede em Recife (PE), a procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca disse estar “extremamente feliz e honrada” com a sua nomeação pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, já publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” (D.O.U) da sexta-feira (11). “Pela primeira vez na História uma mulher do RN, e também uma mulher do MPF, é nomeada desembargadora do TRF5. Espero ser capaz de cumprir tamanha responsabilidade, sempre com muita humildade, disposição para aprender e estudar sempre, e principalmente de ser justa, porque o desafio todo sempre foi e é pela busca por Justiça”, afirmou.

Cibele Benevides declarou, ainda, que “o sentimento agora é um misto de tristeza, por deixar meu amado MPF; de alegria, pela bonita conquista; e de enorme gratidão às pessoas que, desde o início, estiveram ao meu lado nessa jornada”.

Nascida em São Paulo, capital, Cibele Benevides veio morar em Natal ainda pequena. Filha do jornalista Roberto Guedes e Vera Benevides, estudou no Colégio Imaculada Conceição e Colégio Marista de Natal. Passou no primeiro vestibular para Direito, na UFRN, onde se formou bem jovem.

Rapidamente passou em primeiro lugar no concurso para Procuradora da UFRN. Logo em seguida foi aprovada, também em primeiro lugar, para o cargo de promotora de Justiça no Ministério Público Estadual, onde trabalhou nas Comarcas de Nísia Floresta, São Rafael, Macaíba e Natal.

Cerca de quatro anos após, foi aprovada em primeiro lugar nacional para o disputado concurso de Procurador da República, tido como um dos mais difíceis do Brasil. Trabalhou dois anos na Procuradoria da República em Belo Horizonte, sempre na área criminal, onde fez inclusive um importante Júri Federal.

Casada e mãe de duas filhas, Cibele Benevides tomou posse como Procuradora da República, em fevereiro de 2002, com posse em Brasília. Fez o discurso em nome dos empossandos, quando o procurador-geral da República era Geraldo Brindeiro.

Em 2004, foi removida, a pedido, para sua cidade Natal, onde trabalha até hoje. Está em seu terceiro mandato como Procuradora-chefe, sempre eleita à unanimidade pelos colegas Procuradores da República do Estado. Foi procuradora Regional Eleitoral, com atuação firme no combate às fraudes eleitorais e à corrupção eleitoral, com forte estímulo à maior participação das mulheres na política.

Cibele Benevides também foi a primeira Procuradora-Chefe mulher da Procuradoria da República no RN, bem como a primeira procuradora Regional Eleitoral mulher. Inaugurou, junto ao então presidente do TRE RN, Glauber Rego, uma galeria em homenagem aos ex-Procuradores Regionais Eleitorais do RN, incluindo Seabra Fagundes e Manoel Varela. Foi a primeira galeria desse tipo no país. Foi também a primeira Presidente mulher do Conselho Penitenciário do RN, tendo se destacado pela luta na implantação das audiências de custódia, estimulando que a Justiça Federal do RN fosse a primeira do país a implantar esse tipo de audiências. Atuou em todas as áreas do Ministério Público Federal: direitos do cidadão, defesa do meio ambiente, mas o grande destaque sempre foi o combate ao crime organizado, à pedofilia pela internet, à corrupção e à improbidade administrativa. Tem mestrado em direito público e está finalizando seu doutorado.

Foto: Adriano Abreu

To Top