A Cultura e a Educação potiguar terão uma noite exclusiva de reconhecimento e celebração nesta quinta-feira, amanhã, dia 27 de novembro, às 19h, no restaurante Piazzale, em Ponta Negra.
Sob a condução do jornalista e promotor cultural Toinho Silveira, serão entregues três importantes distinções: o “Troféu Noilde Ramalho”, a “Medalha do Mérito Djalma Marinho” e o “Prêmio Cidade Cultural.”
Mais que uma premiação, o evento propõe-se a comemorar a trajetória de personalidades que contribuem para o fortalecimento, preservação e expansão da cultura e educação do Rio Grande do Norte.

São professores, artistas, produtores, gestores, jornalistas, instituições e iniciativas que, com talento e dedicação, moldam os cenários cultural e educacional e dão voz à identidade potiguar.
O Troféu Noilde Ramalho, inspirado no legado da educadora que transformou a relação entre ensino, sensibilidade e compromisso social, destaca trajetórias marcadas por excelência, ética e amor à educação. A curadoria da edição é assinada pela Dra. Cláudia Santa Rosa, professora, ex-secretária de Educação do RN, que há mais de 35 anos atua pela valorização da educação do Estado: “Curar o Troféu Noilde Ramalho é um ato de reverência a quem educa e inspira. Não se trata apenas de premiar; é reconhecer os caminhos, às vezes silenciosos e potentes de pessoas que constroem a educação de excelência todos os dias, com coragem, vocação e responsabilidade”, afirma Cláudia Santa Rosa.
Já a Medalha do Mérito Djalma Marinho homenageia a atuação pública, humanitária e social de personalidades que promovem avanços concretos no ambiente cultural, educacional e comunitário. O Prêmio Cidade Cultural, por sua vez, reconhece projetos e profissionais que movimentam a economia criativa e fortalecem a cena cultural em suas diversas expressões.
SEGUEM OS HOMENAGEADOS:
1 – Lorene Gaspar Pessoa – pelo trabalho de décadas na área de educação, iniciado com a Escola Lápis de Cor, mas que neste ano de 2025 ofereceu aos natalenses as novas instalações da Escola MOV com ensino trilíngue e inovação pedagógica de ponta.
2 – Luís Henrique – pela atuação como professor de oratória e diretor do notável curso Vox2You que vem preparando centenas de pessoas, inclusive crianças, para uma comunicação competente.
3 – Paulinho Freire – Prefeito de Natal – por ter extinguido o sorteio de vagas para o acesso à creche depois de muitos anos de prática que excluía milhares de crianças do direito à Educação na época certa.
4 – Município de Francisco Dantas – alfabetiza 78,95% das crianças até os 7 anos de idade.
5 – Município de Barcelona – alfabetiza 74,35% das crianças até os 7 anos de idade
Prefeito – Fabiano Lopes Pereira.
Secretária de Educação: Emília Cristina de Azevedo Maia.
6 – Município de Ouro Branco – alfabetiza 73,61% das crianças até os 7 anos de idade
Prefeito: Samuel Oliveira de Souto
Secretária de Educação: Elís Regina Azevedo da Silva.
7- Município de Taboleiro Grande – alfabetiza 73,08% das crianças até os 7 anos de idade.
Prefeita: Klebia Ferreira Bessa Filgueira.
Secretária de Educação: Alzira Rocha do Carmo.
AS CIDADES:
• Mossoró
• Pedro Velho
• Ielmo Marinho
• Jundiá
• Espírito Santo
• Extremoz



