Tarde de terça-feira memorável no Solar Tavares de Lira, com mais uma roda de conversas que teve como tema “A travessia no tempo do Legislativo Potiguar”.
Todos prédios como a Igreja Nossa Senhora da Apresentação, a antiga Casa de Câmara e Cadeira, o Edifício “A Noiva”, o Atheneu, o Palacete Provincial, leia-se a Pinacoteca Potiguar, o Palacete Junqueira Aires, o Natal Club, o Teatro Alberto Maranhão, o Palácio Amaro Cavalcanti, o Sindicato dos Contabilistas, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado, e, por fim, o atual Palácio José Augusto muitos preservados e contando a história.
Participaram da Roda os Ex-Presidentes da ALRN Ezequiel José Ferreira de Souza e Nelson Freire, o Diretor Geral da Assembleia Augusto Carlos Viveiros e o professor e historiador Yure Simonini com o jornalista Otávio Santiago como mediador.
Maravilhosa a explanação dos convidados com curiosidades políticas e históricas sobre as sedes, desde os tempos iniciais até a contemporaneidade do Palácio José Augusto, graças a gestão do então Presidente da ALRN Ezequiel José Ferreira de Souza, no Governo Cortez Pereira. Momentos de ótimas colocações e lembranças de como a mesma foi desenvolvida e hoje está aí firme e forte atendendo o nosso legislativo.
Augusto Viveiros fez um pequeno relato do que já foi feito e o que vem por aí, como o Centro Cultural Café Filho, a revitalização do antigo prédio do Banco do Nordeste na Praça João Maria, no Centro, onde serão instaladas a Diretoria de Tecnologia da Informação, a TV e Rádio Assembleia e, por fim, o Paço do Contorno, que receberá toda a parte administrativa da ALRN, fruto da vontade, dedicação e trabalho do atual Presidente Ezequiel Ferreira.
Nelson Freire fez questão de dizer o quanto foi feliz enquanto Presidente e sua emoção em sempre passar em frente ao Palácio José Augusto. Um registro sentimental.
O professor Yure Simonini falou da importância histórica e arquitetônica da Assembleia resgatar e restaurar tais prédios.
Presenças registradas , do Ex-Deputado Kléber Bezerra sempre presente as ações da casa, a Diretora da Presidência Dulcinéia Brandão, Dagraça Viveiros, os netos de Câmara Cascudo, Daliana, Camila e Newton Cascudo, a Professora do IFRN Juciara Freiras, dentre outros convidados e espectadores.
Pós Roda, teve o corta-fitas do novo quadro da atual sede da ALRN, o Palácio José Augusto, retratado pelo artista plástico Fernando Gurgel.
Em seguida um cocktail no pátio externo foi relançada a obra de Câmara Cascudo “Uma História da Assembleia Legislativa do Rio Grande de Norte” e apresentação do Coral da AL. E eis que chegaram as queridas imortais Lalinha Barros e Sônia Faustino, vindas da última sessão do ano do Conselho de Cultura para abraçar e prestigiar os amigos Ezequiel e Augusto Carlos.
Parabéns a AL e a todos que formam a equipe do Memorial Legislativo, que chega ao seu 1º ano.
Clic’s de HC e Bebeto Torres.


















