A 14ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal — FLIQ 2026 será realizada no Parque das Dunas entre os dias 25 e 27 de setembro, reunindo uma programação voltada à literatura, às artes, aos quadrinhos e à formação de leitores. Entre as atividades do evento está a oficina “Uma Ideia, um Lápis e uma Folha de Papel!”, ministrada pelo professor, artista gráfico e especialista em artes visuais Beto Potyguara, no dia 26 de setembro, às 15h.
Com experiência nas áreas de educação, cordel e histórias em quadrinhos, Beto desenvolve uma proposta que aproxima criatividade e experimentação. Na oficina, os participantes serão convidados a enfrentar desafios criativos e descobrir diferentes maneiras de transformar ideias em imagens, utilizando apenas recursos simples.
O que é possível criar quando se tem apenas uma ideia, um lápis e uma folha de papel? É a partir dessa pergunta que a atividade propõe exercícios baseados em associação, experimentação e resolução de problemas, nos quais propostas inesperadas podem se transformar em soluções visuais capazes de comunicar situações, ideias, opiniões e histórias.
Combinações improváveis de palavras e elementos, situações-surpresa, síntese de ideias e até o uso de uma onomatopeia como elemento narrativo poderão servir de ponto de partida para os exercícios. A proposta é explorar a narrativa visual e o humor gráfico a partir de desafios que estimulem o participante a pensar além das soluções mais óbvias.
A oficina também parte de uma ideia simples: uma boa solução visual não depende de materiais sofisticados nem de um desenho tecnicamente perfeito. Ao receber uma restrição ou um desafio, o participante é levado a experimentar, fazer associações e descobrir novas possibilidades para uma mesma ideia.
Aberta tanto para quem já desenha quanto para quem acredita não ter habilidade com o desenho, a atividade valoriza mais a capacidade de encontrar uma solução para aquilo que se quer comunicar do que a perfeição do traço.


