A Escola Doméstica de Natal uma das instituições de ensino mais tradicionais do estado, está em festa. A escola celebra nesta sexta-feira, 1 de setembro, 103 anos de história. E para comemorar data tão importante, realiza uma série de festividades durante o dia. Este vai ser o ponto alto da “ED 103 Anos da Sorte”, que no último mês realizou eventos em alusão ao aniversário, como a exposição fotográfica “Nos Podemos” por Kalina Veloso e o relançamento do livro “100 Anos do Hospital Varela Santiago, história e legado”, organizado por Dra. Zélia Fernandes.

A programação especial é uma realização da Associação das Ex-alunas (AEED), que tem como presidente Márcia Marinho, sempre empenhada em manter viva a tradição da ED, e que vem junto com a associação, durante todos esses anos, movimentar e realizar essa grande confraternização com as ex-alunas.
As festividades desta sexta começam às 7h30, com a Alvorada Festiva na ED. Logo depois, às 10h30, será realizada uma homenagem (in memoriam) a D. Noilde Ramalho, com aposição de flores ao Busto na entrada do UNIRN/HC. Às 11h, será celebrada uma Missa em Ação de Graças, seguida, às 12h, do tradicional almoço das ex-alunas no Espaço Casa de Campo. Na ocasião, haverá música com o DJ Davi Castelly, estande do Café Santa Clara, homenagens, sorteios. A entrada é uma camisa, que está à venda na secretaria da ED.

O fundador da Escola Doméstica de Natal foi o poeta Henrique Castriciano, criador da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, em 1º de setembro de 1914. Para ele, as mulheres tinham importante papel na sociedade. Como, na época, predominavam as escolas religiosas, o poeta inovou, adotando o modelo da educação doméstica que conheceu na Suíça. As primeiras professoras da ED foram europeias, sendo depois substituídas pelas brasileiras.

A escola funcionou, inicialmente, na Ribeira, sendo transferida em 1952 para o endereço atual, no florescente bairro do Tirol, na avenida Hermes da Fonseca. A professora Noilde Ramalho, sempre sensível às coisas da natureza, apreciadora da beleza que o mundo vegetal oferece, tratou logo de arborizar o local, mesmo antes da construção do novo prédio iniciar.


Com a criação da Escola Doméstica de Natal, o Rio Grande do Norte se orgulha de ser protagonista e pioneiro na emancipação da mulher na sociedade. A Escola continua seu pioneirismo, pois atualizou-se, equiparou-se ao ensino da modernidade, mas se manteve na tradição de valorizar aspectos especiais à condição feminina.

Confira a programação:
7h30m: Alvorada Festiva na ED
10h30m: Homenagem a Noilde Ramalho (in memorian) com aposição de flores ao Busto-Entrada do UNI-RN/HC
11h: Missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre João Maria
12h: Tradicional almoço das Ex-alunas com o Chez Maria Emilia
Dj Davi Castelly, Stand do Café Santa Clara, homenagens, sorteios e muito mais!




