O médico aposentado e ex-deputado federal e estadual Dr. Pedro Lucena Dias, completou 95 anos no último dia 23 de outubro.
Nascido em Pirpirituba, na Paraíba, Dr. Pedro Lucena mora na capital potiguar desde a década de 50. Foi deputado estadual por duas legislaturas, de 1963 a 1970 e deputado federal por três, de 1971 a 1982.
Na Câmara dos Deputados ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Saúde, onde foi autor de diversos projetos, entre eles, destaca-se o projeto contra o fumo. Esse projeto resultou na publicação do livro “Os Perigos do Fumo”, publicado pela Câmara. Foi autor, ainda, dos projetos da participação das mulheres nas forças armadas e arborização intensa das cidades com árvores frutíferas.
Antes de entrar para a política foi na medicina que ele encontrou sua paixão. Formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco e foi médico dos correios e telégrafos. Também foi um dos pioneiros do corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como médico, escreveu seu primeiro livro “A Medicina e a Bíblia” com cinco mil exemplares vendidos na primeira edição. Foi na capital potiguar que ele conseguiu popularidade na medicina e era conhecido como médico da pobreza.
Com quase um século de vida, Dr. Pedro Lucena não para. Ele acaba de lançar seu mais novo livro, “Eu, Pedro Lucena – O homem é o que quer ser.” Uma autobiografia completa de sua trajetória.