Na Hora H

TEORI ZAVASCKI SUSPENDE OPERAÇÃO DA PF NO SENADO

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, decidiu na manhã desta quinta (27) suspender a Operação Métis, deflagrada pela Polícia Federal no Senado na última sexta-feira (21), que resultou na prisão de quatro policiais legislativos. Entre os presos na operação, estava o diretor da Polícia do Senado, Pedro Carvalho, sob a suspeita de obstruir as investigações da Lava Jato contra senadores e ex-senadores. Todos já foram liberados.

Teori remeteu o processo da 10ª Vara Federal do DF para o Supremo, após analisar uma ação impetrada por um dos policiais presos, Antônio Tavares dos Santos Neto. No despacho, o ministro aceitou argumentos do policial legislativo, que alega que houve usurpação da competência do STF.

O ministro do STF também afirmou na liminar que ficou demonstrada a intenção da Operação Métis de investigar parlamentares que têm foro privilegiado e só podem ser investigados com autorização do Supremo. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entrou com recurso no STF contra a ação, considerada por ele ilegal por não ter tido aval da Suprema Corte.

 

To Top