A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e o Departamento de Atenção Especializada (DAE), revisou o fluxograma para a Rede Cegonha em Natal que, por sua vez, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como á criança o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento sustentável.
Dessa forma, o desenho da rede leva em consideração a vinculação aos locais de parto desde o pré-natal, destaca a importância de fazer um pré-natal de qualidade, a necessidade da reorganização das boas práticas nas maternidades e a assistência adequada ao recém nascido.
As diretrizes fundamentais da Rede Cegonha buscam garantir a segurança e o acesso qualificado das gestantes aos serviços. Assim, a portaria irá formalizar a referência a partir do atual desenho vigente da rede na atenção as mulheres para definir a vinculação das gestantes das Unidades Básicas de Saúde e as equipes de Estratégias de Saúde da Família junto às maternidades da Natal, a fim de diminuir a peregrinação da gestante no momento do parto.