Para combater transtornos psiquiátricos e deficiências mentais , o dia 12 de abril foi instituído “Dia Nacional de Enfrentamento da Psicofobia”.
Buscando divulgar a data e alertar a população para essa questão, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes promove, na manhã desta quarta-feira(12), uma caminhada até a Cidade da Criança.A caminhada contará com a participação de profissionais de saúde e pacientes demonstrando que é possível a convivência e a socialização. A saída está prevista às 8h30 com concentração dos participantes na entrada do Hospital na Av. Romualdo Galvão.
Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP). No entanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, pois as pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente mental.
A escolha da data para comemorar o combate à psicofobia é o dia do nascimento do ator e humorista Chico Anysio, considerado pela ABP símbolo na luta contra o preconceito. Chico Anysio sofria de depressão e, depoimento à Rede Globo, afirmou que a exposição pública da doença ajudaria as pessoas a não ter vergonha de serem deprimidos.