Na Hora H

GOVERNO LANÇA MEDIDAS PARA DINAMIZAR O TURISMO E GERAR EMPREGOS

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, anunciou, na última semana, o Brasil + Turismo, um pacote de medidas para fortalecer o setor no país. O programa tem propostas para a desburocratização do setor, emissão de vistos eletrônicos, ampliação da malha aérea regional e abertura de 100% do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro. Com as medidas, o governo espera gerar empregos no setor turístico.

A expectativa do ministério é que o número de turistas estrangeiros passe dos 6,5 milhões registrados no Brasil no ano passado para 12 milhões, em 2022, e que a receita com os visitantes aumente dos atuais US$ 6 bilhões anuais para US$ 19 bilhões.

Para auxiliar no aumento do número de turistas estrangeiros no país, o Ministério do Turismo propôs ao Ministério das Relações Exteriores a implantação, até o fim deste ano, do visto eletrônico para turistas de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A concessão de visto eletrônico permite que, em um prazo de 48 horas, seja feito todo o processo de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto. O ministro do Turismo disse que está em estudo a inclusão de outros países, entre os quais a Índia e a China.

Em relação ao turismo de brasileiros no país, a expectativa é ampliar de 60 milhões para 100 milhões, em 2022, o número de brasileiros viajando internamente.

 

 

Com informações de Yara Aquino/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

To Top