Está lançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Natal com o objetivo de fortalecer a luta e a garantia dos direitos das mulheres. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (6) no plenário da Câmara. A vereadora Eudiane Macedo (SD) é a coordenadora e propositora da Frente, que conta com a vereadora Carla Dickson (PROS) como subcoordenadora e os vereadores Ana Paula (PSDC), Júlia Arruda (PDT), Nina Souza (PEN), Aldo Clemente e Robson Carvalho (PMB) como membros.
Os vereadores Sueldo Medeiros (PHS), Preto Aquino (PEN) e Felipe Alves (PMDB) também compareceram à reunião. Todos destacaram a importância de fortalecer os instrumentos contra a violência. A Câmara Municipal derrubou recentemente o veto do prefeito ao projeto “Patrulha Maria da Penha”, de autoria da vereadora Júlia Arruda, para qualificar a Guarda Municipal a dar apoio e assistência às natalenses em situação de violência. Projeto semelhante foi aprovado pela Assembleia Legislativa, conforme destacou a deputada Cristiane Dantas (PC do B). A delegada da Polícia Civil da Grande Natal, Sheila Freitas, revelou que a maioria das mulheres que vai às delegacias são as de classe social mais baixa e que a polícia trabalha dentro do possível com um efetivo aquém do necessário.
As secretárias de Políticas Públicas para as mulheres do Estado, Flávia Montenegro, e Município, Jandira Borges, relataram sobre os serviços que as pastas realizam. Em nível estadual, o “Portal da Mulher”, no endereço mulherpotiguar.rn.gov.br é a ferramenta mais recente. Uma vez por mês a Frente vai se reunir com gestores e representantes de entidades para discutir pautas voltadas para as mulheres, além de realizar ações externas.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso
