Há algumas semanas, um jogo que virou mania entre os adolescentes têm preocupado pais, escolas e a sociedade como um todo. Batizada de Baleia Azul a “brincadeira” nada mais é do que um perigoso pacto com a morte.
O Baleia Azul se trata de uma série de 50 desafios que são passados aos participantes por meio de grupos fechados em redes sociais, como desenhar uma baleia, cortar o próprio corpo, assistir filmes de terror de madrugada, entre outros, sendo o último deles cometer o suicídio.
O desafio teve início na Rússia e, nos últimos dias, foram registrados casos de suicídios de jovens no Brasil relacionados ao jogo. Além disso, casos de tentativas de adolescentes de tirar a própria vida estão sendo investigados.
Para combater essa onda de terror que vem assustando a população, começaram a surgir campanhas contrárias ao jogo e a favor da vida.
Baleia Rosa
O site Baleia Rosa apresenta 50 tarefas do bem que precisam ser cumpridas e compartilhadas nas redes sociais. Missões como conversar com alguém que você não fala há muito tempo, dar bom dia, agradecer e ser gentil com todas as pessoas que te cercam e ser você mesmo são algumas tarefas. A Baleia Rosa foi criada por um designer e uma publicitária paulistas que trabalham juntos. A página já conta com mais de 200 mil seguidores.
“Com uma caneta rosa, escreva na pele de uma pessoa quanto a ama”, “Pense na situação que te deixou mais feliz na sua vida… Pensou? Agora aproveite essa lembrança”, “Poste uma foto usando a roupa que te faz sentir bem”, “Faça carinho em alguém”. Essas são algumas das ações que o site propões para promover entre as pessoas uma corrente positiva.

Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook
www.facebook.com/eusoubaleiarosa
www.baleiarosa.com.br
Baleia Verde
A comunidade Baleia Verde possui pessoas dispostas a ajudar outras pessoas com ideias suicidas e que estão participando do jogo da Baleia Azul.
Com isso, apresenta 35 desafios, este tem o intuito de aumentar a autoconfiança e autoestima das pessoas. A página no Facebook leva uma mensagem de apoio àqueles já tiveram ou têm ideias suicidas, fazendo um contraponto ao Baleia Azul.
Esta corrente tem como intuito promover o bem estar, bem como a preservação da vida que é nossa maior riqueza.

Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook
www.facebook.com/jogobaleiaverde
Baleia Preguiça Azul
Entre as campanhas, há ainda a bem humorada e educativa Preguiça Azul, que estimula a realização de atividades domésticas para jogar a preguiça lá fora e tornar os jovens mais conscientes sobre a importância de ajudar nos afazeres domésticos. O jogo propõe 50 tarefas, como “forrar a cama ao acordar sem que ninguém mandar”, “lavar os pratos” e “varrer a casa toda.

Foto: Reprodução/Facebook
Seja qual for a campanha, o importante é combater esse jogo nocivo que tem tirado vários jovens da convivência de suas família e amigos. Vamos semear o amor e ensinar aos nossos adolescentes o verdadeiro valor da vida. Eles precisam de mais diálogo em casa, necessitam ser acolhidos, se sentir especiais e, acima de tudo, aprender o verdadeiro significado da vida para aprenderem a dar valor ao bem mais preciosos que temos. É preciso tirar o foco negativo desse jogo e converte-lo em positividade: mais amor, mais amizade, mais compaixão, mais felicidade!
