Na Hora H

MELHORES CIDADES PARA VIVER

Uma pesquisa realizada pela Mercer, consultoria global especializada em saúde, previdência e investimentos, listou as melhores cidades do mundo para se viver.

Batizado de “Quality of Living Index”, o levantamento levou em conta 231 cidades e 11 critérios: ambiente político e social (estabilidade política, crime e a força da lei), cenário econômico (funcionamento de bancos e moeda), ambiente sociocultural (liberdade de imprensa e limitações impostas aos indivíduos), serviços de saúde (hospitais, doenças e poluição do ar), escola e educação (metodologia utilizada, presença de entidades internacionais), serviços e transportes públicos (eletricidade, água, opções de deslocamento e trânsito), lazer (restaurantes, teatros, cinemas, esporte), consumo (disponibilidade de produtos alimentícios e carros, por exemplo), moradia (aluguel) e meio ambiente (clima e acompanhamento de desastres naturais).

Apenas quatro cidades brasileiras estão na lista: Brasília (109° lugar), Rio de Janeiro (118°), São Paulo (121°) e Manaus (127°).

Os primeiros lugares do ranking são ocupados por cidades europeias, com Viena se destacando na 1ª posição pelo oitavo ano consecutivo. Países da Oceania também aparecem na lista, como Auckland (3° lugar) e Sidney (10°).

Das 10 piores cidades para se viver, o continente africano abriga seis, enquanto o Oriente Médio detém três delas. Apenas uma – Porto Príncipe, no Haiti – fica fora dessas duas regiões.

Veja as 10 melhores e as 10 piores cidades do mundo para se viver:

Melhores:

1. Viena (Áustria)
2. Zurique (Suíça)
3. Auckland (Nova Zelândia)
4. Munique (Alemanha)
5. Vancouver (Canadá)
6. Düsseldorf (Alemanha)
7. Frankfurt (Alemanha)
8. Genebra (Suíça)
9. Copenhague (Dinamarca)
10. Sydney (Austrália)

Piores:

222. Conacri (Guiné)
223. Kinshasa (República Democrática do Congo)
225. Damasco (Síria)
226. Jamena (Chade)
227. Cartum (Sudão)
228. Porto Príncipe (Haiti)
229. Saná (Iêmen)
230. Bangui (República Centro-Africana)
231. Bagdá (Iraque)

 

Fonte: Forbes

To Top