Entrelinhas

SMS DIVULGA RELATÓRIO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA EM NATAL

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) divulgou o relatório quadrimestral do programa Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiagua), nesta quarta-feira (10). Entre os meses de janeiro e abril deste ano, foram analisadas 176 amostras de água distribuídas em Natal e coletadas no sistema de abastecimento e em poços no município.

O chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalho (Visamt), Marcílio Xavier, os resultados expõem a qualidade da água consumida pelos natalenses, por isso, os casos em desconformidade com a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde são notificados para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e aos estabelecimentos responsáveis pelos poços, para resolução dos problemas encontrados.

Das 176 amostras analisadas, 161 foram coletadas diretamente do sistema de abastecimento de água (SAA) e 15, de solução alternativa coletiva (SAC). O parâmetro que apresentou o maior índice em desconformidade aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde foi o cloro residual livre, com 109 amostras, ou seja, quase 62% do total de 176 analisadas, fora do limite permitido de 0,2mL até 2,0mL. A ausência ou a quantidade abaixo do estipulado pode propiciar a proliferação microbiana e causar doenças de veiculação hídrica.

To Top