Na Hora H

15ª SEMANA DOS MUSEUS COMEÇA NESTA TERÇA

A 15ª Semana de Museus terá início nesta terça-feira (16) e seguirá até sábado (20) com vastaprogramação. O evento anual é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Para tratar do tema geral escolhido para a edição deste ano (“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”), o Museu Câmara Cascudo decidiu explorar um assunto quase ausente das narrativas museológicas, mas extremamente presente em nossas vidas, especialmente no contexto atual da sociedade potiguar: a violência.

Com o tema específico “Qual é a sua violência?”, a ideia é refletir e discutir sobre diferentes formas de violência que afetam as pessoas e o mundo a sua volta, através de várias atividades: exposições, visitas mediadas, palestras, debates, oficinas, cinema, teatro e uma programação especial para o público infanto-juvenil, tudo visando entender melhor a violência, para poder evitá-la ou neutralizá-la.

PROGRAMAÇÃO:

16/05, terça-feira
09h – Infanto-juvenil – Oficina de origami: dobraduras contra a violência (Eugênio Rangel; Setor Educativo/MCC)
09h – Palestra – Antropoceno: um novo tempo geológico? (Maria de Fátima Ferreira – Setor de Paleontologia/MCC)
14h – Infanto-juvenil – Não bullying comigo, não! (tempo 1): oficina de mamulengo (Mamulengando – Teatro de Bonecos da UFRN; Setor Educativo/MCC)
14h30 – Debate – Mulheres apenadas: corpos presos, sonhos libertos. (Jeane Maria F. da Silva – SEJUC; Deusimar F. Brasil – DOL/UFRN; Cândida de Souza -PROEX/UFRN; Ilana L. de Paiva – Centro de Ref. Em Direitos Humanos)

17/05, quarta-feira
10h – Infanto-juvenil – Não bullying comigo, não! (tempo 2): cine-teatro (Setor Educativo/MCC)
15h – Palestra – Cultura e história afro-brasileira e sua importância na educação (Patrícia Flávia Moreira – IQ/UFRN)
19h – Teatro – Debaixo da pele: a história da afro-descendência no Brasil (Grupo de Teatro Eureka, dir. Makários M. Barbosa – DEART/UFRN)

18/05, quinta-feira
8h30 – Labo-expo – A cidade e seus sentidos: cartografia da violência nas escolas em Natal (Maurício Panella – Projeto de Fora Adentro e Instituto Casadágua)
9h – Palestra – Violência: uma perspectiva arqueológica (Luciano Sousa e Moysés Siqueira – Setor de Arqueologia/MCC)
14h – Infanto-juvenil – Oficina de mamulengo: formar… ecotransformar (Mamulengando – Teatro de Bonecos da UFRN; Setor Educativo/MCC)
18h – Conferência – Sistema prisional: uma história de sucessos ou de fracassos? (Durval M. de Albuquerque Junior – DHIS/UFRN
19h30 – Exposição- Póstumos: arqueologia do descaso – Vernissage (Numo Rama, fotógrafo)

19/05, sexta-feira
9h – Debate- Liminares: novos olhares sobre o sistema prisional no Rio Grande do Norte
Mesa 1 – A ética e o sistema de prisões (Sérgio Luis Rizzo Dela-Sávia – DFIL/UFRN)
A justiça e o sistema de prisões no Rio Grande do Norte (Manuel Sabino – Ministério Público do RN)
Rede de relações: uma proposta sociológica de análise do sistema penitenciário (Rodrigo Figueiredo Suassuna – DCS/UFRN)

14h – Mesa 2 – Observatório do sistema carcerário no Rio Grande do Norte (Jorge Tarcísio da Rocha Falcão – DPS/UFRN)
Cárcere e sistema de prisões (Juliana Gonçalves Melo – DAN/UFRN)
Mídias e violações dos Direitos Humanos: o que os programas policiais têm a ver com isso (Raimunda Aline L. Gomes – DCOM/UFRN)

14h30 – Debate – Museus e ensino de Ciências: um espaço de reconciliação (Rute A. de Sousa – DPEC/UFRN; Magnólia F. F. de Araújo – DMP/UFRN; Carla G. Cabral – ECT; Claude Luiz de A. Santos – MCC/UFRN)
18h30 – Cine-debate- Narradores de Javé: arqueologia, patrimônio e violência contra a memória (Luciano Sousa e Moysés Siqueira – Setor de Arqueologia/MCC)

20/05, sábado
14h – Labo-expo – A cidade e seus sentidos: cartografia da violência nas escolas em Natal (Maurício Panella – Projeto de Fora Adentro e Instituto Casadágua)
14h – Encerramento – Feira de fotografia
14h – Encerramento – Noite da Paz: festa com atrações artísticas e gastronômicas.

To Top