Na Hora H

FRAGATA DA MARINHA DO BRASIL ATRACA NO PORTO DE NATAL

A Marinha do Brasil, representada pela Fragata “Constituição” (F42), participará das comemorações alusivas ao “Centenário da 1ª Guerra Mundial”, em Brest, na França, no período de 17 a 26 de junho, junto a meios navais dos seguintes países: Alemanha, Canadá, EUA, França, Irlanda e Reino Unido. A Fragata “Constituição”, que tem como seu Comandante o Capitão de Fragata Neyder Camillo de Barros, desatracou do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), no dia 22 de maio, às 10h.

Na travessia de ida, o Navio fará escalas logísticas em Natal/RN e Las Palmas (Espanha). Em Brest (França) estão previstas as seguintes atividades: visitação pública, eventos protocolares, cerimônia militar, desfile por parte dos integrantes das tripulações dos navios envolvidos e “Parada Naval” em frente ao porto da cidade. Em seu retorno para águas brasileiras, o Navio realizará paradas logísticas na cidade de Las Palmas (Espanha) e em Fortaleza/CE, demandando, em seguida, para o porto sede no Rio de Janeiro/RJ, com chegada prevista para o dia 23 de julho de 2017, após mais de dois meses em Comissão.

A “Constituição” é a terceira Fragata da Classe “Niterói”, tendo sido incorporada à Marinha do Brasil em 31 de março de 1978. Em 2006, o Navio concluiu uma importante modernização dos seus sensores e sistemas de armas. Medindo 129,5 m de comprimento e deslocando 3.750 ton, a F42 está armada com mísseis superfície-superfície EXOCET de fabricação francesa (contra alvos de superfície) e mísseis superfície-ar ASPIDE de fabricação italiana (contra alvos aéreos), contando também com um canhão de 114,3 mm (4,5 polegadas) e dois canhões de 40 mm, além de dois lançadores triplos de torpedos e foguetes CHAFF.

To Top