Entrelinhas

HUOL REALIZA CIRURGIA DE ALTA COMPLEXIDADE PARA TRATAR CÂNCER RARO

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou no último mês uma cirurgia citorredutora associada à quimioterapia intraperitoneal hipertérmica, procedimento novo e promissor no tratamento de pacientes com disseminação peritoneal de algumas neoplasias.

O tratamento é fundamentado na cirurgia para ressecar os focos de doença no peritônio e órgãos acometidos, na perfusão de solução de quimioterapia na cavidade abdominal, a uma temperatura de 41 a 43 graus, por um período que pode variar de 30 a 90 minutos, a depender do tipo de tumor e dos quimioterápicos utilizados. A hipertermia tem uma ação citotóxica nas células neoplásicas, além de potencializar a ação da quimioterapia

A intervenção beneficiou uma paciente de 61 anos e foi realizada pela equipe de oncologia do HUOL, chefiada pelo cirurgião cancerologista Elio Barreto. Foram 14 horas ininterruptas de procedimento, envolvendo 13 profissionais de saúde. O tratamento é a chance de cura e/ou aumento de sobrevida no combate de alguns tumores com disseminação no peritônio, membrana que reveste a parte interna da cavidade abdominal e recobre órgãos como o estômago, intestinos, bexiga, útero e outros.

To Top