A Netflix anunciou um novo tipo de conteúdo interativo que permite aos usuários escolher como a história vai se desenvolver, alterando a narrativa conforme desejarem. A experiência, que é voltada para o público infantil, começou a ser feita com o título “Gato de Botas — Preso num Conto Épico”, que já está disponível e deve ser expandida com mais episódios ainda em 2017. Nem todos os dispositivos, porém, são compatíveis com o formato interativo “você decide”.
Machado de Assis: Google celebra nascimento de escritor
Os vídeos interativos aparecem em pontos diferentes da história, exibindo alternativas do que deve ocorrer em seguida para que o próprio telespectador escolha a forma como vai prosseguir. Quando isto acontece, basta selecionar o desfecho desejado com o controle da TV ou tocá-lo em um dispositivo touch. Além de “Gato de Botas — Preso num Conto Épico” (disponível em português), o calendário interativo da Netflix já conta com os títulos “Buddy Thunderstruck: A Pilha do Talvez”, que ficará disponível no dia 14 de julho de 2017 e “Stretch Armstrong: The Breakout”, marcado para lançamento apenas em 2018
Os filmes interativos já estão disponíveis no Brasil mas, para assisti-los, é necessário ter a versão mais recente do app da Netflix, mas o conteúdo só está disponível em dipositivos recentes, como Smart TVs, aparelhos de transmissão, videogames e celulares e tablets iOS (iPhone, iPad e iPod touch). Quem optar por assistir pelo site da Netflix, ou por smartphones Android, por um Chromecast ou mesmo pelo aparelho Apple TV só poderá acessar versões lineares de cada história, que não permitem alterações no roteiro do vídeo. A princípio, se o vídeo interativo não funcionar em um dos aparelhos compatíveis, talvez seja necessário fazer uma atualização para instalar a versão mais recente do aplicativo da Netflix. Segundo a companhia de streaming, a atualização não garante que sua TV será compatível com o conteúdo interativo.
Fonte: João Kurtz/Techtudo