Na Hora H

JULHO VERDE É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA AL

Nesta segunda-feira (10), a campanha Julho Verde foi destaque na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, sendo presidida pela deputada estadual Cristiane Dantas (PC do B). A audiência teve como objetivo estimular o desenvolvimento de ações educativas voltadas para as políticas públicas de saúde, bem como de traçar um diagnóstico da nossa rede de atendimento e de cobrar ações mais eficazes na prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

“As estatísticas desse tipo de câncer são preocupantes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é o segundo tipo mais frequente entre os homens, chegando a cerca de 18 mil novos casos por ano, no país. Entre as mulheres, tumores malignos na tireoide são os campeões, ficando em quinto lugar no ranking geral do instituto”, declarou a deputada Cristiane Dantas, propositora da audiência. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o médico Luís Eduardo Barbalho de Melo, informou que, nos últimos dois anos, nós tivemos 220 casos de câncer de boca, língua, cordas vocais e garganta, com a ocorrência de 75 mortes (o equivalente a 33%).

“O Câncer de Cabeça e Pescoço não deve ser entendido como uma pena de morte. Temos pessoas na plateia que se curaram há 5, 10, 20 anos. Mas a saúde tem que chegar pra todos, não só para os que têm condições financeiras. Nós temos municípios com uma (1) consulta por mês de oncologia, apenas. Então é preciso que os gestores conheçam o perfil epidemiológico da sua região, a fim de cuidarem melhor da população”, disse o médico. A fonoaudióloga da Liga Contra o Câncer, Maria Alice Cavalcanti, destacou a atuação dos profissionais da sua área e explicou como o trabalho é desenvolvido no pré e no pós-operatório. “Nós conversamos previamente, damos as informações ao paciente de como será a reabilitação e o tratamento pós-operatório e, 20 dias após a cirurgia, já recebemos o paciente e programamos a sua terapia”.

A audiência também contou com a presença e testemunho de pacientes integrantes do coral Voz do Amor e que possuem prótese vocal. Todos elogiaram e agradeceram a equipe da Liga Contra o Câncer, que ajudou a cada um no tratamento de combate ao câncer. No final da audiência, o coral fez um bela apresentação.

To Top