Na Hora H

RICARDO AMARAL LANÇA LIVRO QUE FESTEJA A ERA DE OURO DO RIO

O empresário Ricardo Amaral lança hoje (11), no Rio, o livro “Anos 40 – Quando o mundo, enfim, descobriu o Brasil”. A noite de autógrafos será ás 19h, na Livraria Argumento, no Leblon.

Para escrever sua mais nova publicação, ele se inspirou em uma das décadas mais efervescentes da história do Brasil e que também marcou o mundo: os anos 1940. Nesse período, se viu os horrores da Segunda Guerra Mundial, mas também foi um período repleto de inventividade na música, no cinema, no teatro, no rádio e em tantas outras formas de arte no país, e principalmente, no Rio de Janeiro.

O livro é uma parceria com o jornalista Renato Lemos e traz curiosidades sobre Getúlio Vargas, o cinema, a construção do Maracanã, as peças de Nelson Rodrigues, o início da Kibon e da Coca-Cola, a criação do brigadeiro, as roletas girando, os balangandãs de Carmen Miranda, as ondas do rádio e as do mar de Copacabana, e muito mais.  Editada com patrocínio da Light, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e da Seadrill, através da Lei de Incentivo do ISS, a obra possui 312 páginas que revisitam “uma década sem internet, sem TV a cabo, sem rock and roll, sem bebidas diet e – pecado dos pecados – sem Copa do Mundo”, segundo Renato Lemos.

Ricardo Amaral é jornalista, produtor cultural e destacado empresário do ramo de entretenimento, com uma carreira de mais de 50 anos estreitamente relacionada à expressão cultural brasileira. Desde 2010, com o lançamento de seu livro Vaudeville: memórias, vem se dedicando, também, ao mercado editorial, nos papéis de curador editorial e autor. É conhecido no Rio de Janeiro por promover as festas de carnaval mais badaladas da cidade. Criou os bares, boates e clubes noturnos mais agitados das últimas décadas no Rio, São Paulo, Nova York e Paris. É chamado de o “Rei da Noite Carioca”.Recentemente, reabriu a boate Hippopotamus, uma das mais queridas e festejadas das décadas de 70 e 80. Já lançou o guia de restaurantes “Boni e Amaral”, juntamente com o amigo Boni, e também os livros “Vaudeville” e “A Cara do Rio”, com Raquel Oguri.

To Top