Na Hora H

CAFÉ PODE AUMENTAR EXPECTATIVA DE VIDA

Dois grandes e recém-divulgados estudos internacionais afirmam que beber café diariamente, em quantidade moderada, pode ajudar a prolongar a vida. De acordo com uma das pesquisas, benefícios à saúde podem ser associados ao consumo da bebida com ou sem cafeína. No entanto, os apreciadores de café devem se preocupar com a temperatura do líquido. O hábito de degustar a bebida quente demais pode aumentar o risco de câncer no esôfago, segundo uma pesquisa anterior.

Os dois novos estudos foram divulgados na última segunda-feira (17). O primeiro, dirigido pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e por cientistas da Imperial College de Londres, concluiu que, entre os participantes da pesquisa, aqueles que bebiam em média três xícaras de café por dia apresentaram uma longevidade maior do que aqueles que não bebiam café. Neste trabalho, os cientistas examinaram os dados de mais de meio milhão de pessoas em 10 países da Europa.

O segundo estudo, que incluiu mais de 180 mil participantes de diversas origens étnicas nos Estados Unidos, encontrou benefícios à longevidade independentemente de o café ter cafeína ou ser descafeinado. Os consumidores de café tinham um menor risco de morrer por doenças cardíacas, câncer, derrame cerebral, diabetes e doenças respiratórias e renais. Aqueles que bebiam uma xícara por dia tinham 12% menos chances de morrer em comparação com os que não bebiam café. Já os que bebiam duas a três xícaras por dia tinham seu risco de morte reduzido em 18%.

 

 

Com informações de O Globo/AFP

To Top